RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O projeto “Return Box” tem como objetivo a sensibilização da comunidade escolar para a recolha de marcadores usados e posterior reutilização. Este projeto é estabelecido pela Edding Portugal em comunhão com a ABAAE e o programa Eco-Escolas.
Antes de dar início à realização deste projeto, foi sugerido aos alunos o visionamento de um vídeo sobre o desafio, publicado na plataforma do mesmo, com o objetivo de despertar o interesse e curiosidade dos alunos acerca da criação do cartaz. O vídeo causou interesse nos alunos que realizaram este projeto com empenho e dedicação.
Para a realização deste projeto, esta atividade foi desenvolvida na aula de Aplicações Informáticas B, 12ºano, com o professor Márcio Marques. A turma dividiu-se em grupos e, através dos conhecimentos adquiridos nas aulas e das mais variadas aplicações de design gráfico (Photoshop, Canva, etc), nasceram os cartazes a concurso.
Considera-se que, através da adoção desta metodologia, a turma envolveu-se ativamente neste projeto, contribuindo para sensibilizar e educar para e sobre as questões ambientes, estimulando, simultaneamente, a criatividade e a inovação.
A caixa fornecida pelo projeto foi, por fim, colocada na Sala dos Professores da Escola Secundária de Estarreja.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: