RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Neste grupo de Pré-escolar todos os resíduos da sala são separados de acordo com as características e habitualmente os marcadores eram colocados no Ecoponto Amarelo. Com a “Return Box” o seu encaminhamento será com certeza mais eficaz, o que foi explicado às crianças com apoio dos materiais disponibilizados no regulamento do desafio.
Marcadores em fim de vida que geram novos marcadores e também a possibilidade de ter a tinta e os bicos para que se utilizem os mesmos marcadores. Não ao desperdício, sim à reutilização.
A reutilização de materiais é prática habitual no Jardim de Infância e o trabalho foi realizado com cartão e papel reutilizado.
Como o ambiente sai a ganhar, a base do cartaz, foi pintado a pincel, na diagonal com duas cores: azul que representa os Oceanos e verde as Florestas. Com recurso aos lápis de cor, as crianças escolheram diferentes espécies para representar, recortar e posteriormente colá-las nos dois espaços.
O slogan foi feito em grupo com a ajuda da educadora:
“ALERTA! ALERTA! Caneta ou marcador, seja qual for a cor, é possível reciclar para não desperdiçar.” acompanhado da ilustração de um megafone.
A “Return Box” foi divulgada aos pais na plataforma de comunicação escola/família e também entre a comunidade escolar e foi colocada na entrada principal.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: