RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar, no âmbito da disciplina de Área de Integração e enquadrado no tema problema - Ser humano – Homem, Natureza, uma relação sustentável? concretizaram propostas em grupo para este projeto. Enquadrado nos temas de cidadania e desenvolvimento, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, os alunos pesquisaram e debateram entre eles a melhor forma de produzir os cartazes, com o objetivo de abranger toda a comunidade escola. O júri, escolhido pelo grupo de alunos, onde englobou elementos dos diferentes quadrantes da escola (direção, Equipa Eco Escolas, funcionários, professores e secretaria), procedeu a escolha do cartaz vencedor, que ficou colocado na reprografia da escola, local de encontro diário de toda a comunidade escolar (conforme foto em anexo). As cores de fundo escolhidas, espelham o esverdeado no sentido de esperança por um mundo melhor, ressalvado pelos slogans que pretenderam chamar a atenção de toda a comunidade escola. O próprio slogan, chama a atenção para a importância da reciclagem em termos gerais, inspirando e passando a mensagem que podemos ajudar a ter um mundo melhor no futuro. Para a mensagem ser mais evidente, é ainda colocado o símbolo da reciclagem e dos marcadores a colocar, assim como da “Return Box” e do local onde se encontra na nossa escola.
Por ser um ponto de passagem de toda a comunidade escolar, a reprografia foi o local escolhido e a adesão em massa foi prova que a mensagem chegou a todos.
Constam ainda no cartaz, os logótipos do programa Eco Escolas e do Agrupamento, fruto da preocupação que a Escola tem em prol de medidas do meio ambiente, assim como o logótipo do Pessoas 2030, programa que apoia tudo o que afeta os Cursos Profissionais.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: