RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Memória Descritiva: Implementação da "Return Box" na EHTP
Introdução
Esta memória descritiva detalha o processo de implementação da "Return Box" na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP). O projeto visa promover a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, aumentar a consciencialização sobre o impacto do consumo e do descarte de produtos, e incentivar a reutilização de materiais. Alinhado aos objetivos da edding, uma empresa comprometida com a minimização do impacto ambiental dos seus produtos, este projeto procura integrar práticas sustentáveis na rotina escolar.
Investigação e Envolvimento dos Alunos
A pesquisa sobre sustentabilidade e reutilização de materiais foi conduzida de acordo com os princípios da edding. A equipa do projeto realizou pesquisas bibliográficas e analisou estudos de caso para identificar as melhores práticas a serem implementadas na EHTP, em sintonia com a visão de um futuro mais sustentável promovida pela edding.
Os alunos da equipa de sustentabilidade da EHTP tiveram uma participação ativa na pesquisa, discutindo resultados e partilhando ideias. Esta colaboração foi crucial para o sucesso do projeto, pois envolveu os alunos e trouxe novas perspetivas e soluções criativas.
Divulgação da "Return Box"
A divulgação da "Return Box" na EHTP seguiu a estratégia de comunicação da edding, utilizando diversos canais para alcançar o público-alvo. Cartazes com o slogan "Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Recicle e faça parte da mudança!" foram colocados em pontos estratégicos da escola, como na TV interna situada no corredor principal e Self-Service, comunicando a mensagem de forma clara e objetiva.
As redes sociais da escola também foram usadas para divulgar a iniciativa, ampliando o alcance da mensagem e envolvendo a comunidade escolar.
Localização da "Return Box"
A localização da "Return Box" foi cuidadosamente escolhida para garantir praticidade e acessibilidade, conforme os princípios da edding. A caixa foi instalada na secretaria da EHTP, um local central, facilitando o acesso dos alunos e colaboradores à iniciativa.
Conclusão
A implementação da "Return Box" na EHTP foi um sucesso, demonstrando o compromisso da comunidade escolar com os valores de sustentabilidade da edding. O projeto sensibilizou alunos e colaboradores sobre a importância da reutilização de materiais e promoveu práticas mais sustentáveis no ambiente escolar.
Recomendações
Monitorizar a utilização da "Return Box" na secretaria da EHTP e recolher feedback da comunidade escolar para aprimorar continuamente a iniciativa.
Promover outras iniciativas de sustentabilidade na EHTP, alinhadas aos objetivos da edding, para ampliar o impacto positivo na comunidade.
Continuar a envolver os alunos da equipa de sustentabilidade da EHTP na pesquisa e implementação de projetos de sustentabilidade, estimulando o seu senso de responsabilidade e envolvimento com a causa ambiental.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: