RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio “Return Box” fez parte dos projetos que a escola desenvolve ao longo do ano letivo na área da educação ambiental. Com este projeto, a comunidade educativa foi sensibilizada para a importância da sustentabilidade. Os colaboradores fizeram uma demonstração aos delegados ambientais de como é feito o recarregamento dos marcadores e, no fim de vida destes, fez-se a recolha e encaminhou-se para o posto de recolha indicado nas orientações da Edding.
O projeto foi divulgado e desenvolvido nas aulas pelos professores da disciplina de Integração. Os alunos realizaram pesquisas sobre o impacto dos resíduos e exploraram o trabalho que tem sido feito pela Edding. Neste projeto, houve um grande envolvimento por parte dos delegados ambientais junto dos colegas das turmas, dos colaboradores e professores da Escola Profissional de Braga.
A turma do 11º ano do curso de Design de Comunicação Gráfica mostrou entusiasmo em agarrar um novo desafio e na disciplina de Integração fizeram um brainstorming para decidirem o slogan “Transforma cores em novas histórias” e a mensagem que explique o objetivo da “Return Box” e incentive a reciclar os marcadores usados “Recicla marcadores para salvar o planeta”. Na disciplina da componente técnica, conceberam o cartaz na aplicação Photoshop, as cores e tipo de letra foi decidido pelos alunos. Segundo estes o preto simboliza a morte e magia (transformação) e o verde de esperança na entrada de um processo de reciclagem.
Foram afixados cartazes na zona do Bar, corredor e na entrada principal da EPB (reprografia) colocou-se um cartaz e a “Return Box”. Este local foi escolhido para expor a “Return Box” por ser uma zona de passagem de todos os alunos e pessoas externas à escola que se deslocam a esta para pedir informações, inscrever alunos e encarregados de educação que vão à secretaria ou reunir com os diretores de turma.
Mais uma missão cumprida da EPB em prol da promoção da sustentabilidade.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: