RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Politécnico de Coimbra (Oliveira do Hospital)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Apresentação
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é uma instituição pública de ensino superior criada em 1999, mas estando em funcionamento desde 2001.
A ESTGOH é uma unidade orgânica do Politécnico de Coimbra localizada em Oliveira do Hospital.
As áreas de ensino em Contabilidade e Administração, Gestão, Marketing, Informática e Gestão do Território estão organizadas em dois departamentos: Departamento de Ciências Empresariais e Departamento de Ciências e Tecnologia.
Atualmente conta com oferta diversificada de cursos: cursos técnicos superiores profissionais, licenciatura, mestrados, pós-graduações e microcredenciações.
Descrição do grupo de trabalho
A atividade RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 foi desenvolvida na unidade curricular Riscos Naturais e Planeamento da Licenciatura em Gestão do Território.
A equipa:
● Professora Coordenadora do projeto:
○ Ana Margarida Januário Cruz.
● Alunos do 1.º ano da Licenciatura em Gestão do Território (LGT):
○ David Miguel Martins Cajelot
○ Diogo Sucena Carvalho
○ Leonildo Carapul Correia
○ Rafael Francisco Caseiro Tenreiro
○ Tomás Figueiredo Mascarenhas
Participantes:
○ Comunidade escolar com destaque na docente Carla Reis que tem promovido a recolha de marcadores há vários anos.
Descrição da metodologia de trabalho adotada
A atividade RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 foi escolhida pela docente da unidade curricular Riscos Naturais e Planeamento, para ser iniciada no 1.º semestre do corrente ano letivo.
O cartaz foi desenvolvido em CANVAS, dando liberdade aos estudantes para fazerem pesquisa dos conteúdos e formatação do documento (Anexo 1). Optaram por utilizar formatar o documento com as medidas 420x594 e utilizaram ferramentas disponibilizadas no CANVAS: caixas de texto, setas e tipos de letras, cumprindo as diretrizes do projeto. O ficheiro foi exportado em jpg e impresso em papel branco brilho.
As caixas EDDING e o cartaz foram sendo colocadas no gabinete de apoio aos docentes, local de passagem de docentes, estudantes e todos os funcionários da ESTGOH.
No final do ano letivo, contabilizaram-se duas caixas cheias prontas para serem reencaminhadas para o EDDING.
Para as reencaminhar, bastou imprimir as etiquetas de devolução em https://www.gls-returns.com/#/m/edding e colá-las nas respetivas caixas (anexo2). O serviço de apoio à Presidência deixou-as no ponto de recolha gratuito GLS Serviço de devoluções: PS Anita Papelaria, Rua do Ameal Loja 33, 3400-101 Oliveira do Hospital.
Dado o sucesso do projeto, foi deixada uma terceira caixa no mesmo local, o gabinete de apoio à docência, para continuar a recolha de todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta – mesmo não sendo EDDING (anexo 3) doravante.
Prevê-se tornar esta ação num hábito da comunidade escolar da ESTGOH continuando a promover este projeto nos próximos anos letivos.
Referências
ABAAE; RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24; https://ecoescolas.abaae.pt/2023-2024-projetos-eco-escolas/desafio-edding-return-box/, acedido a 11-12-2023.
Anexos.
Anexo 1 – Cartaz de divulgação.
Anexo 2 – Caixas prontas para serem reencaminhadas pelo GLS serviço de devoluções para o EDDING.
Anexo 3 – Terceira return edding box disponibilizada à comunidade escolar no serviço de apoio à docência.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: