RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Instituição Florinhas do Vouga (Aveiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio “RETURN BOX” iniciou com a apresentação do vídeo sobre a sustentabilidade na Edding e o vídeo de apresentação do desafio na página da EBAE. A visualização do vídeo originou algumas questões e curiosidades: “Podemos guardar as canetas todas?”, “Quem leva as canetas?”, “As canetas voltam outra vez?”, “E depois o que fazem com as canetas?”, “As canetas ficam com a mesma cor?”.
Depois de lançada a semente do desafio chegou a hora de fazer um esboço do cartaz que iria estar afixado na instituição para divulgar a todos a iniciativa. Houve voluntários para desenhar o esboço do projeto e depois mais algumas crianças se quiserem envolver na concretização da ideia.
A ideia assenta na viagem da caneta desde o seu uso na escola até ao seu retorno à escola: etapa 1 com as crianças a pintarem na escola, etapa 2 quando as crianças levam as canetas gastas para a “return box” da instituição, etapa 3 quando a transportadora leva a caixa cheia e etapa 4 quando a caneta chega à fábrica para ser preparada para voltar a ser reutilizada na escola.
Com a atividade desenvolvida e as estratégias adotadas foram muitos os objetivos trabalhados:
- planear e desenvolver projetos em grupo, partilhando ideias e perspetivas (formação pessoal e social);
- respeitar e aceitar opiniões diferentes das suas (formação pessoal e social);
- treinar movimentos de precisão, destreza e controlo da motricidade fina com o desenho e a pintura (educação artística);
- representar vivências e observações que realizam (educação artística)
- sequenciar a viagem (matemática);
- adquirir noção de conjunto e de pertença a um conjunto, noção de dentro e fora, linhas abertas e linhas fechadas (matemática);
- compreender que tudo o que se diz se pode escrever (linguagem);
- produzir e diferenciar letras de desenhos (linguagem);
- sensibilizar crianças e famílias para a importância da reciclagem e da reutilização de materiais (conhecimento do mundo);
- utilizar o computador para diferentes vertentes que não apenas a de jogar (TIC).
O cartaz foi levado pelos representantes de sala para a reunião eco escolas para que fosse divulgado a todos os representantes das outras salas que, por sua vez, levariam a mensagem às restantes crianças. Atualmente o cartaz está no hall de entrada da instituição onde todos conseguem vê-lo sempre que chegam ou saem da instituição. Foi divulgado junto das famílias e restante comunidade escolar através da plataforma digital utilizada na instituição e também com um pequeno vídeo feito com as crianças nas redes sociais.
O envolvimento foi pleno e até as famílias já trazem canetas de casa para a nossa “return box”. Missão cumprida!!

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Localização Return Box - Hall de entrada da instituição