RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Frazão (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Enquadramento
O desafio RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24, foi apresentado aos alunos, sensibilizando-os para a sustentabilidade e responsabilizando-os pela construção de hábitos de vida mais conscientes, tendo como preocupação a proteção da natureza.
Foram informados de que na escola existe uma “Return Box”, no PBX (receção da escola), onde devem colocar canetas e marcadores em fim de vida, por forma a reutilizar estes materiais.
Foi-lhes mostrado o vídeo de apresentação do desafio Edding e o vídeo sobre a sustentabilidade na Edding, presentes no site “Eco-escolas”, relembrando-os de que a Edding para além de produzir marcadores muito diversos e para diversos suportes, também produz marcadores recarregáveis, que em muito reduzem a pegada poluente.
Os alunos realizaram um esboço de cartaz, onde colocaram as suas ideias, relacionando texto e imagens sobre o tema. Posteriormente, a docente da disciplina de Educação Visual selecionou um conjunto de 10 cartazes por turma, correspondentes aos alunos que mais se tinham envolvido no desafio e cujo resultado visual melhor se enquadrou nos critérios de seleção do concurso.
Desses 10 cartazes, procedeu-se à votação democrática, em grupo/ turma selecionando os 5 esboços que passariam ao nível seguinte. Encontrados os 5 selecionados de cada turma, procedeu-se à reprodução dos esboços, desenhando o cartaz final, em grandes dimensões.
Posteriormente, em reunião de departamento e agora entre docentes da área disciplinar e em conjunto com a docente responsável pela Eco-escolas, foi selecionado o cartaz que em nosso entender melhor reflete e responde aos objetivos do concurso.
O Cartaz
O cartaz aqui apresentado reflete uma visão texana da Return Box.
O título surge em grande destaque, chamando a atenção do observador. Em baixo, surge a “Return Box”, figura de grande importância, lembrando que é nela que se devem colocar os marcadores, quais “fugitivos do Texas”. Para reforçar esta ideia, o aluno criador do cartaz quis representar os marcadores como “fugitivos” da “Return Box”, razão pela qual se pode ver na parte inferior direita do cartaz um poster “Wanted”, onde se encontra representado um marcador em estilo “cowboy”.
Toda esta composição visual está enquadrada num ambiente desértico, e algures à direita sabemos que estará localizada a Return Box, junto ao PBX da escola. A encimar estas placas orientadoras, vemos um pergaminho, que nos esclarece que devemos dar uma nova vida aos marcadores e a nossa recompensa será um mundo melhor.
A escolha por este cartaz foi difícil uma vez que as propostas apresentadas pelos alunos foram muito criativas, impactantes, refletindo a sua consciencialização ambiental. Neste projeto participaram turmas do 6º e 7ºAnos de escolaridade.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Wanted