RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária Filipa de Vilhena (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Memória Descritiva
RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24
Somos três alunas da turma H do 11.º ano, do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Filipa de Vilhena e no âmbito do desafio Edding - Return Box, desenvolvemos um cartaz para promover a reciclagem de marcadores usados em fim de vida. O projeto foi proposto pelo programa Eco-Escolas e desenvolvido na disciplina de Desenho A. Optamos por utilizar meios digitais para a execução do cartaz.
O grupo escolheu a sala dos professores da escola para expor o cartaz, visando alcançar o maior número possível de recolha de marcadores. Começamos por realizar a leitura e análise do regulamento, visualizamos vídeos no site oficial do programa Eco-Escolas e empreendemos em diversas pesquisas para enriquecer o desenvolvimento do cartaz. Para desenvolver a criatividade exploramos diferentes áreas de trabalho e meios de produção, realizamos mood boards e várias técnicas de brainstorming. Encontramos inspiração num objeto aparentemente banal: um marcador estragado. Ao refletir sobre o potencial de transformação desse item deteriorado, surgiu a ideia de explorar a temática do renascimento e da renovação dentro do contexto ambiental, tal como o objetivo do projeto. Decidimos utilizar um marcador velho como ponto de partida para a experiência criativa. Antes de o colocar na “Return Box”, optamos por fotografá-lo e utilizá-lo para destacar a importância da reciclagem e do reaproveitamento. No entanto, o verdadeiro impacto veio com a segunda parte do processo: o conceito do “Makeover”. Com recurso a meios digitais, o grupo transformou o marcador desgastado num marcador novo e reciclado, sendo esse o elemento principal do cartaz.
Com o slogan “Eco-Makeover”, o grupo não apenas reforçou a história de transformação, mas também procurou inspirar outros a pensarem no modo como encaram o desperdício e a renovação. Este projeto não apenas demonstrou o poder da criatividade e do comprometimento com um meio ambiente mais sustentável e ecológico, como também serviu para lembrar que cada objeto tem a oportunidade de uma segunda vida.
Elaboramos a frase inspiradora “Marque a diferença! Recicle os seus marcadores.”. Esta frase é muito mais do que uma simples instrução, é uma poderosa metáfora que encapsula a essência do projeto e promove uma mensagem de transformação e de renovação.
Ao usar a palavra “Marque”, o grupo aproveitou a dualidade de significados que esta carrega. Por um lado, “Marque” evoca a ação de utilizar marcadores para fazer anotações, destacar informações e deixar uma marca física em superfícies. Por outro lado, “Marque” também sugere a ideia de imprimir uma diferença significativa, de deixar um impacto positivo e criar mudanças reais.
Ao associar essa ação de marcar à necessidade de reciclar os marcadores, transmitimos uma mensagem poderosa sobre o potencial de transformação e de renovação que reside em cada indivíduo. Assim como os marcadores podem ser reciclados, cada pessoa tem o poder de fazer escolhas conscientes, que contribuem para um futuro mais sustentável.
Ao utilizar a expressão, “Recicle os seus marcadores”, o grupo destaca a importância da responsabilidade individual na gestão de resíduos e na proteção do meio ambiente. Essa simples ação de reciclagem tem um impacto significativo na redução do desperdício e na conservação dos recursos naturais.
A divulgação foi feita através da afixação junto à caixa “Return Box” na sala dos professores. Além disso, a turma realizou uma exposição no placard Eco-Escolas, com todos os cartazes realizados sobre este tema, de modo a promover a iniciativa.
Com este projeto compreendemos os princípios fundamentais da sustentabilidade e da reciclagem, particularmente dos marcadores, desenvolvendo habilidades práticas para promover a mesma. Treinamos o pensamento crítico e a resolução de problemas para enfrentar os desafios apresentados. Fomentamos igualmente, atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente, propondo a conservação e defesa do mesmo.
Desenvolvemos a consciencialização e reflexão em torno do consumo sustentável, analisando o ciclo de vida dos produtos e incentivando o consumo consciente. Promovemos escolhas mais sustentáveis para reduzir o impacto ambiental e o desperdício dos marcadores.
Queremos que a comunidade escolar esteja bem informada sobre a caixa da reciclagem de marcadores usados e envolver o maior número de alunos e professores nesta iniciativa.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: