RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Os alunos das turmas do 7º C e 7º F abordaram os temas “Recursos naturais”; “Consequências da extração de recursos naturais”; “Preservar os recursos naturais: 7 Rs”; “Reciclagem de resíduos e Regras de separação” nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Físico Naturais. Na disciplina de Português, os alunos criaram slogans para elaborar o cartaz deste desafio.
Por turma, foram selecionados os slogans mais criativos e na disciplina de Arte e Tecnologia e Imagem, criaram o cartaz tendo como base a plataforma Canva e o editor de imagem online Pixlr E.
No final deste processo foi escolhido o melhor cartaz que foi elaborado pelos alunos Inocêncio e Edson pertencentes à turma 7º F, que se encontra junto da caixa de recolha “Edding Return Box”.
Desde que a Escola se inscreveu neste desafio, foi colocada na sala de professores uma caixa de recolha improvisada, tendo sido colocada na biblioteca a caixa de recolha “Edding Return Box”. Os professores divulgaram a iniciativa junto dos alunos.
Também nessa altura, foi elaborada uma grelha para monitorizar os marcadores fornecidos aos professores e no final do ano, quando a escola devolver a caixa será contabilizada a percentagem de marcadores que irão ser reciclados.
Os alunos do 7º A e 8º F estiveram envolvidos numa aula prática de separação de resíduos e jogaram jogos digitais sobre a reciclagem, quando ocorreu a iniciativa da Escola ao Vivo.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: