RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Infantas (Guimarães)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este projeto foi desenvolvido pelos alunos da Escola de Infantas, sob a orientação das docentes, recorrendo à plataforma Canva, com intuito de criar um cartaz digital, apelativo e informativo, tal como a proposta o exigia. O objetivo do cartaz é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem de marcadores usados e promover o uso da "Return Box" para recolha destes materiais.
A investigação sobre a reciclagem de marcadores começou com uma sessão de pesquisa na biblioteca e na internet, onde os alunos aprenderam sobre o impacto ambiental da inutilização inadequada de marcadores e a importância da reciclagem. Descobriram que os marcadores podem ser reciclados para produzir novos, e, e desta forma, economizar recursos e reduzir a quantidade de resíduos plásticos.
Durante a pesquisa, os alunos exploraram o projeto "Return Box", uma iniciativa de facto inovadora, que disponibiliza caixas de recolha para marcadores usados, que são posteriormente enviados para reciclagem. Esta etapa foi crucial para estruturar a campanha de reciclagem na escola.
Os alunos participaram ativamente na conceção do projeto. Colaboraram na criação do cartaz digital, trocando ideias para o slogan, cores e imagens, que tornassem a mensagem clara e atraente. Além disso, participaram em oficinas sobre design gráfico na plataforma Canva, desenvolvendo habilidades práticas e criativas.
Numa fase seguinte, os alunos realizaram pequenas apresentaçõe, explicando a importância da reciclagem e como utilizar a "Return Box". Criaram também folhetos informativos que foram distribuídos durante os intervalos, contendo informações sobre a localização da "Return Box" e o processo de reciclagem.
A "Return Box" foi colocada num local estratégico, entrada principal da escola, para garantir que toda a comunidade escolar, possa vê-la e utilizá-la facilmente. Local esse, que foi escolhido por ser de grande circulação, aumentando a visibilidade e a participação na campanha.
Pode dizer-se que a campanha de reciclagem de marcadores foi um sucesso, graças ao empenho e criatividade de todos os alunos. Não só aprenderam a importância da sustentabilidade, mas também desenvolveram importantes habilidades, como pesquisa, design gráfico e comunicação.
A "Return Box" já está em uso e esperamos que continue a ser um recurso valioso para a nossa escola e o meio ambiente.
A caixa e o cartaz encontram-se situados no corredor principal da escola que é um local acessível a toda a comunidade educativa.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: