RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este projeto destinou-se a responder ao desafio “Return Box”, onde se pretendia desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de um cartaz, que informasse todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados e instrumentos de escrita (exceto lápis).
Este projeto iniciou-se com a apresentação, em todas as turmas, pela professora Zita Vara, coordenadora do Projeto Eco Escolas, deste desafio da Edding.
Construiu-se uma caixa em cada sala (feita por cada turma) com material reutilizado para que os alunos juntassem os seus marcadores e instrumentos de escrita (exceto lápis) em fim de vida. De 15 em 15 dias, ou quando seja necessário, irão esvaziar a sua caixa na “Return Box” que está na receção da escola, que fica situada no corredor principal da mesma.
Após dialogar com os alunos do 4.º B, decidimos participar, no desafio de elaborar um cartaz.
Inicialmente a nossa ideia era construir um projeto através de desenhos e montagens, mas depois achamos melhor fazê-lo digitalmente, uma vez que seria mais desafiante.
As ideias surgiram, pesquisámos e editámos imagens, mas nem todas foram utilizadas porque não tínhamos o conhecimento necessário, nem as ferramentas digitais para o fazer. As ideias foram diversas, mas nem sempre exequíveis. Assim, surgiu a opinião de trabalhar o cartaz no Canva e rapidamente convergiram as ideias para o resultado final.
Foi um projeto muito aliciante de executar. Consolidámos a necessidade de divulgar a importância de um planeta sustentável e da sua divulgação através de ações de sensibilização como esta da Edding, que abraçamos de imediato.
Utilizamos o verde como cor predominante, uma vez que lembra a natureza e a Edding, o verde faz parte da sua tradição, pois desde a sua fundação, em 1960, que se comprometem a minimizar o efeito que a produção dos seus produtos provoca no ambiente.
Acabamos por criar o cartaz, do qual a imagem já foi submetida.
Ficha Técnica:
Imagens:
• caixa “Return Box”,
• conjunto de canetas Ecoline,
• folhas de árvore,
• braço humano.
Lettering:
• Lazydog
• Arial Unicode

Fotografia da localização do cartaz e da return box: