RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Jardim de infância Cerrado da Bica (Amadora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Ao longo do ano letivo, as crianças do JI Cerrado da Bica, em contexto de sala, começaram a aperceber-se de que as canetas deixavam de pintar. Como tal, questionaram diversas vezes a seguinte frase “o que vamos fazer com estas canetas?” “já não pintam…”
Tendo refletido sobre esta questão, em conjunto tentámos arranjar soluções, a fim de contribuir de forma ecológica para uma resolução da reciclagem destes materiais, ressaltando a importância da contribuição para um planeta mais limpo.
Tomámos a decisão de participar neste desafio denominado “Return Box/ Desafio Edding 2023/24” em parceria com a ABAAE e o programa Eco Escolas, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar para a recolha e reciclagem destes materiais ( canetas e marcadores usados). Esta atividade promove a redução do desperdício e a economia da matéria prima contribuindo assim para um ambiente sustentável.
Com o intuito da participação da comunidade envolvida, foi decidido unanimemente que a caixa Return Box ficaria colocada na entrada do edifício do Jardim de Infância com o objetivo de estar visivelmente acessível a todos os que queiram participar neste desafio.
As crianças envolveram-se em todo o processo mostrando motivação, nomeadamente na divulgação e sensibilização das respetivas famílias para a promoção desta prática.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: