RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica N.º 1 de Sobreira (Paredes)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Introdução:
No âmbito da iniciativa ambiental promovida pela Edding Portugal, em colaboração com a ABAAE e o programa Eco-Escolas, as crianças do Pré-Escolar da Escola Básica nº1 (EB nº1) de Sobreira, sob a orientação atenta das suas educadoras, empenharam-se na realização de um projeto significativo: a implementação da "Return Box".
Objetivos:
O projeto visa não só a recolha de marcadores usados, incentivando a reutilização e a reciclagem, mas também a sensibilização da comunidade escolar para a importância da sustentabilidade e da escolha consciente de produtos ecologicamente responsáveis.
Investigação e Motivação:
A EB nº 1 de Sobreira já se encontrava imersa na investigação e implementação da política dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), criando um terreno fértil para a aceitação e o entusiasmo pelo projeto "Return Box". Esta base de conhecimento pré-existente facilitou a sensibilização e motivação das crianças e suas famílias para a separação e reciclagem de marcadores usados, reconhecendo-os como um recurso valioso que merece uma segunda vida.
Desenvolvimento:
Com criatividade e entusiasmo, as crianças participaram na primeira recolha e na colocação, na receção da EB nº 1 de Sobreira, da caixa colorida e apelativa, que serve como ponto de recolha dos marcadores. Sob a orientação das suas educadoras, os pequenos ecologistas, dos cinco grupos do Pré-Escolar, dividiram tarefas e elaboraram um cartaz informativo, utilizando técnicas de colagem, desenho e pintura, que explica o propósito da "Return Box" e como cada um poderia contribuir para este esforço ambiental.
Impacto Educativo:
A familiaridade das crianças com os conceitos de sustentabilidade permitiu que elas abraçassem rapidamente a iniciativa, compreendendo a importância de estender as práticas de reciclagem a todos os aspetos do seu ambiente de aprendizagem. A integração deste novo elemento no projeto educativo reforçou a mensagem de que cada pequeno gesto conta na construção de um futuro mais sustentável.
Conclusão:
A adição da "Return Box" ao ambiente escolar de Sobreira não foi apenas uma extensão natural das práticas ecológicas já adotadas, mas também uma oportunidade de reafirmar o compromisso da comunidade educativa com a preservação ambiental e a responsabilidade social.
O projeto "Return Box" está a ser um sucesso, refletindo o compromisso da Escola Básica nº 1 de Sobreira com a educação ambiental. As crianças, através de uma atividade prática e divertida, reforçaram valores importantes sobre reciclagem e sustentabilidade, enquanto se empenham ativamente para um futuro mais verde.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: