RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EBI de Colmeias (Leiria)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A nossa escola já tinha interesse em participar neste desafio desde o ano passado. Este ano tornou-se ainda mais importante a nossa participação já que os quadros pretos de giz foram substituídos por quadros brancos em todas as salas. Assim, o consumo de marcadores aumentou muito e o problema ambiental associado. O que fazer a tantos marcadores de quadros brancos? Este desafio da ABAAE era a oportunidade para dar a conhecer à comunidade educativa que é possível voltar a encher os marcadores, prolongando a sua vida útil, assim como encaminhá-los para a reciclagem. Outro aspeto muito importante é o facto de também pudermos recolher outros materiais de escrita, exceto lápis. E como todos nós temos em casa muitas canetas, por exemplo, que não escrevem, e que acumulamos ou colocamos no lixo indiferenciado, é de aproveitar este desafio para lhes dar um fim de vida mais sustentável!
Assim, a coordenadora do Projeto Eco Escolas propôs uma articulação entre o nosso projeto e o “Clube Europeu”. Foi aceite pelas professoras dinamizadoras do Clube, uma delas professora de EV, sendo uma preciosa mais valia para orientar e ensinar os alunos, essencialmente do 7.º ano, quanto às regras de elaboração de cartazes. Os alunos do Clube Europeu pesquisaram sobre o tema, propuseram slogans apelativos, tendo decidido que seria “Um gesto rápido, um gesto fácil, um gesto responsável”.
Dois alunos do projeto Eco Escolas, em articulação também com a docente de “Cidadania e Desenvolvimento” do 6.º ano, foram presencialmente a todas as turmas divulgar o projeto e apelar à melhor contribuição de todos. Também será divulgado na página de Facebook e Instagram do Agrupamento.
A “return box” foi colocada no local mais frequentado na escola-sede, o átrio, juntamente com o cartaz enviado pela ABAAE e o nosso cartaz.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: