RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária de Fafe (Fafe)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Os alunos do 11.º L foram desafiados a participar na atividade RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
Em sala de aula, começaram por visualizar os três vídeos sobre o projeto que se encontram na página do Eco-escolas. De seguida, fizeram uma pesquisa sobre a empresa alemã Edding, criada na década de 60, que fabrica produtos de escrita e marcação, impressão, cosmética e comunicação visual. Verificaram que se trata de uma empresa com grandes preocupações ambientais, nomeadamente, no que respeita à gestão de resíduos, por isso, produzem marcadores e tinteiros que podem ser recarregáveis. Como pode ler-se no site, os marcadores que chegam ao fim de vida, são reciclados e o material resultante é utilizado na produção de novos marcadores. Neste contexto, debateram a necessidade de um consumo sustentável e da importância da aplicação da política dos 3R´s.
Em assembleia de turma decidiram que o cartaz de divulgação da atividade seria elaborado em formato digital e quem seriam as alunas responsáveis pela elaboração do mesmo. Os alunos apresentaram várias propostas de slogans, tendo sido selecionada a seguinte mensagem: “Tem marcadores, canetas ou frascos de recarga de tinta que já não usa? Dê-lhes uma nova vida… Por um planeta melhor, recicle-os”. Por fim, dado que apenas havia uma return box, foi decidido que devia ser colocada numa zona mais central da escola para que esta fosse visível pelo maior número de pessoas possível. Assim sendo, optou-se pelo bloco central da escola perto do bar. Dada a grande dimensão do estabelecimento de ensino, em poucas semanas a return box estava cheia. Foi solicitada outra caixa, mas até à data ainda não foi recebida. Apesar disso, a recolha de marcadores continua, na expectativa que, no próximo ano letivo, possa ser dada continuidade à atividade.
Desde o início, os alunos mostraram-se muito motivados e foram controlando regularmente a recolha de marcadores. O balanço final foi muito positivo, pois a quantidade de marcadores recolhidos foi significativa.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Return box e cartaz