RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária Viriato (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este projeto proposto pelo Programa Eco-Escolas foi apresentado aos delegados ambientais do sétimo ano e, estes procederam à divulgação do mesmo nas suas turmas. De imediato, alguns alunos mostraram interesse e muita vontade de o colocar em prática na nossa escola. De forma voluntária formaram-se três grupos de alunos (2 a 3 alunos por grupo) que realizaram uma pesquisa sobre o tema e debateram diversas ideias para a elaboração do cartaz.
Os docentes das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento orientaram a pesquisa e acompanharam a elaboração dos cartazes.
Os alunos utilizaram diversas técnicas, como pintura, recorte e colagem na construção de cartazes A2.
Elaboraram-se 3 cartazes diferentes e após uma análise cuidada, a equipa Eco-Escolas selecionou o que consideraram “melhor” para representar a nossa Escola neste concurso.
Os cartazes foram colocados em diferentes locais da Escola. O cartaz selecionado foi colocado numa vitrine no Polivalente da Escola, perto da portaria e da sala de professores, de forma a dar conhecimento a toda a comunidade educativa e encarregados de educação. Os outros cartazes foram colocados em dois pavilhões de aulas.
Este projeto permitiu promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos que usamos todos os dias.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: