RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Jardim de Infância da Castanheira (Águeda)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A atividade iniciou no momento em que se escolheu o desafio, construindo uma pequena pagela (no canva), que foi divulgada junto da comunidade, na junta de freguesa e na página do Facebook, onde se fazia a referência à recolha de marcadores em fim de vida e tampinhas para doação.
No segundo período, já com a caixa que foi enviada, procedeu-se à construção do cartaz. Foi lido o regulamento às crianças, de onde foi retirada alguma informação para o cartaz. E depois recolheram-se ideias para a construção do cartaz. Foi feita uma pesquisa na Internet sobre o tipo de material escrevente que poderiam ser recolhidos. As imagens(fotos) são uma das sugestões das crianças. Foram tiradas com ajuda de um telemóvel e depois transferidas para a ferramenta Canva (onde o grupo de crianças mais velhas tem feito alguns trabalhos ao longo do ano escolar). Com ajuda do adulto e por tarefas, divididas entre as crianças, foi escrito o texto. A estrutura do cartaz foi feita com base na observação de algumas sugestões que a ferramenta Canva tem.
As crianças participaram na recolha de ideias, escolha por votação do que seria colocado no cartaz e com ajuda do adulto a colocar a informação no trabalho elaborado na ferramenta Canva. Desde a construção da pagela que a criança tem contribuído para encher a caixa. Ao nível da comunidade é mais difícil dada a localização do JI ser numa zona com muito pouca população e se encontrar muito isolado.
O cartaz foi imprimido (a preto e branco, porque não temos aceso a imprimir a cores) e colocado na entrada do Jardim de Infância junto com a caixa de recolha. No exterior, junto à porta da Junta de freguesia foi colocado outro cartaz e publicado na página do Facebook para divulgação.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: