RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Objetivo
O objetivo deste desafio é de promover a reciclagem de marcadores usados dentro do ambiente escolar, incentivando a sustentabilidade e a consciência ambiental entre os alunos, professores e funcionários.
A "Return Box" é uma caixa designada para a recolha exclusiva de marcadores usados, que posicionamos estrategicamente, no corredor entre a sala de professores e secretaria. Zona frequentada por toda a comunidade escolar, incluindo EE.
De acordo com as instruções, os professores, alunos e funcionários são incentivados a depositar os marcadores usados na Return Box após seu uso. Quando a caixa estiver cheia, um membro do Conselho de Eco-escolas realiza o procedimento de impressão da etiqueta de devolução, em https://www.gls-returns.com/#/m/edding colando-a na caixa. Depois basta deixá-la num dos pontos de recolha GLS – gratuitamente (www.gls-portugal.pt/pt/pesquisar-parcelshop). Assim, os marcadores usados são encaminhados para um centro de reciclagem adequado.
Na atividade inerente à “Return Box”, os alunos foram desafiados, sob a orientação de um professor de Geografia, na elaboração de um cartaz/poster, que informa todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados. A adesão dos alunos foi entusiástica e empenhada na descoberta dos materiais utilizados e as vantagens da reciclagem dos marcadores.
Os alunos da turma sintetizaram os principais benefícios que se pretendem implementar:
Redução do desperdício - A implementação da Return Box diminui a quantidade de resíduos de marcadores descartados em aterros sanitários.
Promoção da sustentabilidade - Os alunos aprendem sobre a importância da reciclagem e são incentivados a adotar práticas ambientalmente responsáveis.
Participação da comunidade escolar - Todos os membros da escola são convidados a contribuir para o sucesso do programa, promovendo um senso de responsabilidade compartilhada em relação ao meio ambiente.
O sucesso da iniciativa é avaliado por meio da quantidade de marcadores depositados. Além disso, os feedbacks e sugestões da comunidade escolar são solicitados para aprimorar o sucesso da iniciativa.
A divulgação da "Return Box está a ser feita no placar Ecoescola na entrada, na Classroom Ecoescola para que todos os 60 alunos elementos do Conselho Ecoescola possam divulgar junto de toda a comunidade escolar.
selecionou-se o poster seguinte, de entre os posters entregues:
Conclusão
A inserção da Return Box nas Eco-Escolas é uma medida prática e eficaz promovendo a sustentabilidade e a reciclagem dentro do ambiente escolar. Ao participar ativamente neste programa, esta comunidade escolar demonstra o seu compromisso com a preservação do meio ambiente e inspira ações positivas em direção a um futuro mais sustentável.
Em suma, esta memória descritiva destaca os principais aspectos da implementação da Return Box na escola, desde o seu objetivo até os benefícios, assim como, o processo de monitorização e avaliação.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: