RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio “Return Box” foi apresentado ao Conselho Eco-Escolas. A possibilidade de melhorar a separação de resíduos realizada na escola suscitou de imediato um grande entusiasmo junto dos membros do Conselho. Os alunos do Conselho Eco-Escolas, na qualidade de Delegados Ambientais, foram sensibilizando os colegas das respetivas turmas para a importância de separar corretamente estes resíduos assim como escolher produtos produzidos de forma sustentável.
Simultaneamente, lançou-se o desafio de elaborar um cartaz para informar todos os elementos da comunidade escolar da existência de uma caixa para recolha de marcadores usados. O cartaz, com o slogan “Para um Futuro mais Eco-Colorido”, incentiva à correta separação dos marcadores usados e a contribuição para uma economia circular, com a frase “Dá uma 2ª vida ao teu material de escrita!”.
A recolha envolveu toda a comunidade escolar. Ao longo dos últimos meses, os alunos foram entregando o seu material de escrita usado aos professores, que o colocaram na Return Box, na sala dos professores. Por sua vez, professores e funcionários também foram colocando na caixa as canetas de quadro branco em fim de vida assim como recargas vazias.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Localização do Cartaz e da Return Box