RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB Jugueiros (Viseu)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Os alunos do 2º ano da turma A, resolveram participar neste desafio que lhe foi proposto pela professora, porque queriam partilhar com todos os alunos da escola e com toda a comunidade educativa, a sua preocupação com o meio ambiente. Como na sala de aula já se faz a separação dos lixos e a recolha de tampinhas, foi fácil encontrar motivação. A utilização de marcadores e canetas é sempre muita e então, a preocupação veio logo a seguir…
Depois de terem visto o vídeo na Edding, começaram a aparecer as ideias a organizar tudo para ser traçado o plano de ação. Todos se mostraram interessados em angariar marcadores e canetas em fim de vida, para lhe dar uma nova vida.
Metodologia
Toda a turma se envolveu no projeto, com a finalidade de dar corpo ao plano e para isso, os alunos elaboraram cartazes coletivamente, imprimiu-se o símbolo do Return Box e o resto foi sendo desenhado e pintado pelos alunos. Uma parte da turma escreveu as frases a colocar nos cartazes (uma vez que a escola tem 2 pisos).
Foi feita uma montagem final, em folha A2, para obedecer ao que foi pedido e com todos os elementos desenhados e escritos .
No final, os alunos decidiram que o melhor local par colocar a caixa original de recolha seria a entrada principal da escola, junto à reprografia, de modo a estar visível por todos os que entrassem aqui.
Foi colocado um segundo cartaz com outra caixa no piso do 1º Ciclo para estar mais acessível e reforçar a ideia de reciclar marcadores.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: