RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica Professor João Cónim (Lagoa (Algarve))

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Os alunos da turma 6.ºAE, num mundo em que a conscientização ambiental e a procura por alternativas ecologicamente corretas são prioridades, aceitaram o desafio Edding - Return Box. Pesquisaram que a reciclagem é uma prática essencial por conta das crescentes preocupações ambientais. Com a reciclagem é possível reintroduzir materiais, e assim, reduzir a utilização de recursos naturais e minimizar o impacto negativo no meio ambiente. Apesar da conscientização ser maior, alguns objetos como as canetas, muitas vezes são negligenciados no contexto da reciclagem. Além de levarem séculos a decomporem-se completamente, libertam substâncias tóxicas no solo e na água. Com a participação neste desafio, aprendemos a importância específica da reciclagem de canetas, e que é possível com a Edding diminuir os efeitos prejudiciais. Neste cartaz, representou-se a importância de cuidar do verde que existe na nossa natureza e no planeta terra, através de grafismos que consciencializam para a reciclagem, de uma forma clara e direta.
Recursos: Cartaz elaborado pelos alunos do 6.ºAE, nas aulas de Educação Visual, com o apoio da professora Manuela Colaço, a partir das funcionalidades fornecidas pela ferramenta web Canva, recorrendo também aos grafismos e imagens do referido site. O slogan e as ideias são igualmente da autoria dos alunos da turma 6.ºAE: “Sabe tão bem pintar com Edding, para o planeta ajudar”.
Todos os alunos da turma construíram um cartaz individualmente, e foram utilizados vários elementos de cada cartaz, chegando-se à elaboração de um trabalho final.
O cartaz final está exposto na entrada da nossa escola e está a ser divulgado nas redes sociais do Agrupamento de Escolas Rio Arade.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: