RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O projeto “Return Box” foi coordenado pela professora da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O cartaz foi realizado pelos alunos da turma A do oitavo ano, nas aulas de TIC, e contou com a colaboração da professora de ciências naturais, na qualidade de coordenadora do Programa Eco-Escolas. Numa primeira fase, a professora de TIC mostrou o vídeo de apresentação do projeto "Return Box" e realizou com os alunos um brainstorming sobre o tema. Na disciplina de ciências naturais foi visualizada a descrição do projeto no site do Programa Eco- Escolas.
Numa segunda fase, os alunos foram desafiados a elaborar um cartaz/póster, que informasse todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados. Dessa forma, na aula de TIC e em pares, os alunos criaram cartazes que foram a votação, primeiro na turma, com seleção de três cartazes e, posteriormente, na escola, para a escolha do cartaz final a apresentar em concurso. O cartaz escolhido para a divulgação da recolha de marcadores ficou no bar do aluno e na Biblioteca da Escola, junto às caixas de recolha. Os alunos participaram com empenho e interesse na realização do trabalho, desenvolvendo competências digitais e criativas, assim como ficaram mais sensibilizados para a regra dos R’s, no que respeita ao material escolar, e adoção de opções de consumo no dia a dia que contribuem para a sustentabilidade do planeta.
Em diferentes momentos, o projeto foi divulgado nas redes sociais e na página do agrupamento.
O slogan do projeto que integra o cartaz é: “Dá uma nova vida aos marcadores”.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: