RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

International School of Palmela (Palmela)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O nosso projeto foi proposto a uma turma do Jardim de Infância, com crianças de idades entre os 3 e os 4 anos. Iniciámos o nosso trabalho introduzindo o conceito da reciclagem, para que as crianças compreendessem melhor a sua importância no mundo em que vivemos.
Depois de sensibilizarmos as crianças sobre o tema, apresentámos o projeto "Return Box", explicando o seu significado, em que consistia e o seu objetivo. Para ilustrar melhor o conceito, utilizámos um marcador sem tinta e fizemos as seguintes perguntas: "O que fazemos quando um marcador fica sem tinta?", "Devemos colocá-lo no lixo?", "Existe outro sítio onde podemos colocá-lo?", "Será que é possível que os marcadores sem tinta voltem a funcionar?".
Com estas perguntas, as crianças perceberam que existem alternativas ao caixote do lixo e que os marcadores podem ganhar uma nova vida se forem colocados numa caixa chamada "Return Box", para serem reutilizados. A ideia de dar uma nova vida aos marcadores despertou muito interesse nas crianças.
Propusemos-lhes então a ideia de criar um cartaz para explicar o projeto aos outros alunos da escola, incentivando-os a ajudar na recolha dos marcadores que já não funcionam. As crianças gostaram muito da ideia e concordaram com entusiasmo.
Durante a elaboração do projeto, quisemos garantir que todos participassem no processo. Dividimos o trabalho em grupos, atribuindo a cada grupo uma tarefa específica, como a pintura, a escrita e os desenhos.
Depois de finalizarmos o cartaz, convidámos as outras turmas para uma apresentação. As crianças foram muito corajosas e explicaram o projeto aos outros alunos, convidando-os a participar e informando-os sobre a localização do cartaz e da caixa do "Return Box".
O nosso cartaz e a caixa do "Return Box" foram colocados no corredor da escola, onde todos podem vê-los e ter acesso à informação sobre o projeto.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: