RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O trabalho consta da ilustração de vários marcadores "smiles", dançando e cantando "yupi box", (adaptação da música infantil "iupi ai, ai, ai... iupi ai" e saltitando alegremente a caminho da Return Box.
A base do trabalho que serviu de motivação e inspiração para o tema foi a visualização dos vídeos apresentados na página da ABAE referente ao Desafio Edding Return Box. A curiosidade e consequente necessidade de saber mais foi satisfeita com atividades de pesquisa, ilustração de situações em que os marcadores gastos eram os protagonistas e a forma de os reutilizar/reciclar, a principal preocupação. A chegada da Return Box, trouxe novo dinamismo e entusiasmo ao trabalho dos alunos com a sua montagem e escolha de um local central e de visibilidade para a colocar. A informação chegou a toda a comunidade escolar através da colocação dos cartazes em locais de destaque e realização de "visitas guiadas" para os coleguinhas das outras turmas ao átrio da escola, local onde a Return Box foi, por eles, colocada.
A ideia de ilustrar os marcadores com smiles, como que a saltitar alegremente ao som de "Yupi" e "box" surgiu quando realizamos movimentos rítmicos ao som da música infantil "iupi ai,ai,ai" num dos momentos de pausa e descontração entre atividades letivas.
Substituindo a letra inicial por ["Yupi box, box, box... Yupi box", "Yupi box, box, box... Yupi box"; "Yupi box, box, box", "Yupi box, box, box"; "A saltar vou par'à Return Box!"], surgiu a canção da “Return Box”

Fotografia da localização do cartaz e da return box: