RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Profissional de Valongo (Valongo)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, em que a Escola Profissional de Valongo tem participado ativamente, e considerando o tema do módulo 3 da disciplina de TIC – Aquisição e tratamento de imagem, foi sugerido à turma do 1.º ano do Curso Profissional de Cabeleireiro/a a participação no desafio Return Box, uma das atividades promovidas com o intuito de aumentar o conhecimento e interesse pela educação ambiental para a sustentabilidade.
Os/as formandos/as da turma mostraram-se entusiasmados com a atividade proposta e todos decidiram participar, elaborando, em trabalho de pares, cartazes em formato digital, colocando em prática os seus conhecimentos e habilidades computacionais de edição e tratamento de imagens e a sua criatividade.
Começaram por querer saber mais sobre as temáticas relacionadas com a reciclagem, reutilização e sustentabilidade e sobre os objetivos e regulamento da atividade. Investigaram na internet sobre a pertinência da recolha dos marcadores e como poderiam sensibilizar a comunidade escolar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
De seguida colocaram mãos à obra e, respeitando os itens obrigatórios, deram asas à imaginação e, cada par, elaborou um cartaz informativo da existência da caixa para a recolha dos marcadores usados. O resultado deste trabalho é um conjunto de onze cartazes que foram afixados na escola. Destes foi selecionado o cartaz vencedor, que foi adotado por toda a turma, e submetido ao concurso
Finalmente, foi decidido colocar a Return Box junto do bar da escola, por ser um local de grande visibilidade e frequentado por todos, alunos, professores e funcionários. O cartaz foi impresso e afixado, e os alunos ficaram orgulhosos do resultado final. Imediatamente após o início da divulgação começaram a aparecer resultados, com vários alunos a colocar questões aos colegas responsáveis pela atividade e a querer saber mais, mostrando-se disponíveis para depositar os seus marcadores que estão em final de vida.
Este foi um trabalho de equipa. Além do Programa Eco-Escolas ser transversal e abordado em várias disciplinas, os/as formandos/as mobilizaram vários recursos da Escola Profissional de Valongo, desde os seus Diretores, passando pela coordenadora do Programa, até professores e funcionários. Todos colaboraram no sentido de levar a bom porto este trabalho e todos estão de parabéns pela simbiose conseguida.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: