RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Colégio Verde Água e Academias (Mafra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Intervenientes
Alunos da turma de 7.º ano com idades entre os 12 e 13 anos.
Disciplina: Projeto Ser Verde Água
Coordenação do projeto: Prof.ª Francisca Feijó de Lima
Metodologia:
O projeto desenvolvido pela turma do 7.º ano, na disciplina de Projeto Ser Verde Água, iniciou-se com a leitura do regulamento da atividade montagem da return box que o colégio recebeu. De seguida, em grupo, os alunos fizeram alguns esboços, discutiram se iria ser em formato digital ou em cartolina e fizeram uma lista de materiais que iriam precisar (cartolinas, lápis de cor, imagens…). Dentro do grupo escolheram os responsáveis por desenhar, pintar e escrever.
Na segunda aula escolheram o esboço que seria transposto para a cartolina e iniciaram a elaboração do cartaz. Após a sua conclusão (2 aulas) foram escolher o local onde iria ficar em exposição juntamento com a return box, decidindo que ficaria junto dos ecopontos que estão na receção do colégio. Afixaram o cartaz e colocaram a caixa. De seguida, escreveram e enviaram um email a todos os professores do colégio a explicar o que é a return box e a solicitar que expliquem nas turmas o que é para que a começassem a usar. Marcaram uma visita às salas de aula do 1.º e 2.º ciclo para mostrar a caixa e informarem que seriam os delegados e subdelegados os responsáveis por ir colocar as canetas gastas na caixa.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: