RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio foi muito bem-recebido e aplaudido pelos alunos! Escola, local onde esse material é utilizado diariamente, gerando-se muitos resíduos. E, então, surge a possibilidade de recolha desse mesmo material, para reciclagem. Excelente ideia, à qual, sem dúvida, todos quiseram aderir. Aliás, de imediato surgiu a ideia de se alargar a recolha, na Escola Sede do Agrupamento.
O tema foi introduzido a partir da visualização do vídeo de apresentação do desafio, seguindo-se pesquisas sobre a importância de se separarem as canetas, visto não poderem ser colocadas no ecoponto amarelo. Destacando-se ainda a exploração do ODS 12 – Consumo e produção responsáveis, com abordagem dos benefícios e impacto da economia circular. O futuro é de TODOS e todos temos a responsabilidade de o proteger.
Seguiu-se então o processo de escolha de slogans e elaboração de um projeto para o cartaz, em grupo. A criatividade dos nossos alunos deu origem a trabalhos fantásticos, com utilização do recurso digital, Canva. A seleção não foi fácil, mas conseguimos chegar a um consenso, sobre qual o cartaz que representaria a participação no desafio. Contudo, a decisão foi que todos deveriam ser utilizados na divulgação do mesmo, nas turmas da escola e afixados junto a caixas construídas para termos mais locais de recolha, tendo em consideração a dimensão física da escola. Na escola Sede entregamos uma caixa construída com a colaboração da Atividade de Expressões/AEC, juntamente com o cartaz vencedor. A recolha foi significativa. Todos se sentiram envolvidos e colaboraram na recolha de canetas em fim de vida.
A caixa “Return Box” encontra-se localizada na receção da escola, como o local central de divulgação do desafio.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: