RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Profissional Vértice (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O material de escrita está definitivamente presente no nosso dia-a-dia, sendo amplamente utilizado em diversos suportes. Verifica-se que, depois de usados, são muitas vezes colocados no lixo comum, transformando-se num dos fatores do aumento da contaminação dos solos e das águas subterrâneas. É clara a necessidade de agir sobre esta realidade e encontrar soluções que contribuam para a reciclagem dos mesmos de forma segura e que não coloque em risco o meio ambiente. “ Toma lá, dá cá” é um movimento no âmbito do desafio Edding, proposto à turma do 11.º ano do curso profissional de Técnico/A de Design da Escola Profissional Vértice, desenhado para motivar a entrega de materiais de escrita e garantir a sua recolha e reciclagem. Através de um sistema futuro de pontos, os alunos da escola poderão obter descontos em bilhetes de instituições culturais, tais como cinemas, teatros, entre outros, que obtenham a caixa “Return Box”. Pretendemos aumentar a recolha pela colocação de materiais e, automaticamente, fortalecer as visitas a instituições culturais, ao criar uma rede de identidades parceiras que contribuam de forma ativa para minimizar o impacto ambiental da utilização dos instrumentos de escrita, bem como sensibilizar as pessoas para esta problemática. O movimento, além de criar um input para os alunos reciclarem o material e receberem, consequentemente, algo em troca, o cartaz possui, na parte traseira, um jogo educativo, podendo ser usado na/pela comunidade escolar nos anos futuros, invalidando, assim, a possibilidade de ir para o lixo, mal o concurso acabe. Para além disso, o projeto diferencia-se dos demais pelo facto de estabelecer uma ligação entre entidades culturais, comunidade escolar e a sustentabilidade ambiental.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: