RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária Michel Giacometti (Sesimbra)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
No início do 2º período, foi nos dado o desafio da “Return Box”, que consiste em cada aluno da turma fazer um cartaz informativo em tamanho A2, para incentivarmos colegas e professores a aderirem à caneta edding que agora pode ser reutilizada até 15 vezes, através das suas recargas.
Este trabalho iniciou com uma pequena pesquisa do que pretendia transmitir, fui procurar algumas ideias à internet e, de seguida, comecei a fazer vários esboços de como poderia ficar o trabalho, tive que escolher também qual título se enquadra mais com o tema.
Após várias ideias, lembrei-me do filme da Disney chamado “Wall-e”, que neste filme retrata o Planeta Terra inabitável, por causa das alterações climáticas. Na minha opinião, foi uma boa escolha de representação, porque não só representa esta importância de termos um mundo melhor, um mundo onde podemos viver e não só sobreviver, e também demonstra-nos as consequências que se não cuidarmos do nosso planeta, o nosso mundo poderá a vir ser um dia a realidade desta personagem da Disney, um mundo sem seres humanos.
Após decidir o tema principal do cartaz (o Wall-e), é que consegui chegar a uma ideia final do título, “Define o teu caminho”, pois decidi fazer o Wall-e num caminho verde, pois por cada sítio que passar, dá a ideia de que só existia plantas e um sítio onde fosse possível viver. O meu objetivo era impactar qualquer pessoa que visse o meu cartaz pois representa esta personagem que por si só já representa muito (poluição, alterações climáticas e etc), num espaço verde com a Reborn Box
na mão, para demonstrar a quem poderá ver, que nós somos o nosso futuro e podemos mudá-lo com as simples ações, nem que seja utilizar a caneta edding e em vez de a deitarmos fora após uma utilização, a podemos carregar até 15 vezes, fazendo o nosso planeta um sítio melhor.
Em conclusão, este trabalho foi de encontro às minhas expectativas, pois é um tema que me interesso muito, as alterações climáticas e outras consequências da mão humana. Consegui representar através desta ilustração um tema tão importante e transmitir que precisamos de falar mais sobre os problemas do planeta, os criadores da caneta edding estão a pensar no nosso futuro, e tu estás?
O cartaz está colocado junto da caixa de recolha de canetas na porta da sala de professores.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Return Box à entrada da sala de professores