RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária Michel Giacometti (Sesimbra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Para este projeto, proposto pela professora de EV, foi, inicialmente, pesquisado algumas imagens para inspiração e de referência.
Numa imagem o que chamou a atenção foi o facto de a única coisa colorida era o que estava a refletir do jornal para os homens, que estavam a lê-lo. Daí, foi entendida uma possível mensagem através das cores que foram escolhidas, contendo um propósito. Assim, esta imagem originou a
ideia de criar um desenho, no cartaz, a preto e branco no qual quando uma caneta passa nele fica colorido e com plantas. Logo, esta outra imagem foi boa para uma referência para a representação da “caneta passa nele fica colorido e com plantas”. Após ter sido pesquisado algumas referências e inspirações, foram desenhados/pensados em 3 modelos para o visual do cartaz.
A seguir, foi determinado qual poderia ser o slogan para o cartaz. Então, foi pesquisado algumas alternativas do que poderia ser, nos quais: 1) “Menos desperdício mais vida” 2) ”Renasce com cores” 3) ”Reutiliza e revive”
Agora, com várias ideias e opções para o visual e contexto do cartaz foi preciso escolher os
materiais, nos quais:
● Tinta Acrílica;
● Lápis de cor;
● Aquarelas,
● Lápis de carvão;
● Papel vegetal;
● Borracha;
● Caneta preta de ponta fina.
No processo da realização do cartaz, o modelo escolhido foi mudado mas ainda foi desenhado
alguns elementos visuais dos modelos anteriores. Neste design novo foi pensado em desenhar
flores então existiu uma pequena pesquisa antes de fazer algo, pois queria escolher flores com
um significado específico que caracteriza-se o cartaz e a sua mensagem melhor.
Inicialmente, foi desenhado um rascunho, numa folha A3 Cason, para entender como ficaria o
visual do cartaz.
A seguir, com lápis de cor foram desenhadas as linhas de contorno dos desenhos, do rascunho, apagando e desenhado, aos poucos. Assim, foi pintado com aguarelas com tons verdes, tendo em conta o tema a transmitir. Com o cartaz pintado, foram dados alguns detalhes com lápis de cor e aquarelas.
Entendendo que o cartaz estava, visualmente, acabado foi pensado no slogan e quais os tipos
e tamanhos de letras a escolher para o mesmo.
Após ter pesquisado várias alternativas de fontes, foram impressas folhas com um tamanho,
fonte e palavras exatas para o slogan do cartaz.
Agora, com papel vegetal e lápis de grafite, para obter mais clareza do, foram desenhadas as
letras.
Com lápis de cor foram feitas as linhas de contorno. Depois, é pintado com aquarelas dentro das letras, com tons de verde mais escuro, fazendo com que o slogan sobressaia. Isto, com ajuda da borracha para retirar todos os rascunhos a grafite ao longo da pintura do cartaz e das letras.
Entretanto, com uma caneta preta de ponta fina foi escrito abaixo do slogan a localização de
onde a Return Box estaria. E, assim, é finalizado este projeto imprimindo a imagem da Return Box
para colar no canto inferior direito do cartaz.
Devido a alguns erros na escrita, que seria a explicar mais sobre este projeto, foi tirada uma
foto do trabalho para conseguir corrigir em formato digital, evitando estragar algo do trabalho.
Finalmente, concluído o trabalho, após este último passo. E, entendendo que para a realização
do mesmo existiu ajuda da professora, a partir das críticas que deu.
O cartaz está colocado junto da caixa de recolha de canetas na porta da sala de professores.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Return Box_Nature à porta da sala de professores