RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária de S. João da Talha (Loures)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia realizaram, no âmbito da disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais, propostas individuais de cartazes para esta iniciativa.
Seguindo a metodologia projetual, pesquisaram sobre o tema, nomeadamente no site do eco escolas, idealizaram hipóteses, elaboraram esboços e criaram digitalmente as suas propostas, incluindo slogans. Posteriormente, a turma selecionou uma proposta, eleita para divulgar a iniciativa, junto da comunidade escolar.
A proposta eleita, apresenta um fundo verde, a cor da vida, associada à causa ambiental e ao quadro de ardósia verde, numa relação clara com a escola. O lettering procura aproximar ainda mais a peça ao universo escolar, com letras manuscritas. O cartaz integra ainda uma imagem de marcadores, rodeada de elementos gráficos que remetem para a “ideia luminosa” que promete reduzir a nossa pegada ecológica. Por fim, apresentam-se os logotipos do Eco Escolas e do nosso Agrupamento de Escolas, o slogan, a “Return Box” bem como o local onde esta se encontra na nossa escola.
O cartaz e a “Return Box” foram colocados na Biblioteca da Escola Secundária, sendo a recolha realizada também na Escola Básica do Agrupamento, através da divulgação do cartaz, numa zona destinada especificamente à separação de resíduos sólidos urbanos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: