RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Quinta do Conde nº3 (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O cartaz foi elaborado pelos alunos da turma da sala 3 do nosso Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos, que participaram neste desafio com a orientação da Educadora Celeste Pereira. É uma turma reduzida pois na sala estão integradas crianças com necessidades específicas.
Esta atividade iniciou-se com a sensibilização para a necessidade de reduzir o desperdício e dar nova vida a material em fim de vida. As crianças tomaram conhecimento da “Return Box” e que a mesma servia para colocar as canetas/marcadores depois de gastos, os quais iriam ser reciclados e dar origem a novas canetas.
Com o diálogo sobre o tema foram surgindo várias ideias que culminaram com o slogan “Vamos colorir o planeta e reciclar as canetas” que foi inserido no cartaz, juntamente com os belos desenhos elaborados pelas crianças, que se voluntariaram para participar na elaboração de diferentes elementos que compõem o cartaz.
Esta atividade ajudou a sensibilizar as crianças para a importância da reciclagem e reforçou a ideia de que todos podemos contribuir para preservar e salvar o nosso planeta. Contribuiu ainda para as crianças sensibilizarem as famílias para o tema.
O cartaz elaborado foi colocado em local de destaque no Hall de entrada da nossa escola, junto à reprografia, para dar conhecimento da caixa para recolha de marcadores usados e simultaneamente sensibilizar para a importância da reciclagem destes materiais.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

O cartaz e a Return Box  no espaço escolar.