RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Introdução
A iniciativa "Return Box", uma parceria da Edding Portugal com a ABAAE e o programa Eco-Escolas, procura consciencializar os alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância de reutilizar/reciclar marcadores em fim de vida.
O primeiro passo deste projeto foi estimular os alunos a partilharem o que já sabiam sobre o tema, nomeadamente:
- Destino correto para marcadores sem uso;
- Como podemos uma nova utilidade a estes produtos e a possibilidade de os recarregar para um menor impacto ambiental;
- Impactos positivos para o meio ambiente ao recarregar e reutilizar;
- Viabilidade de reaproveitar esses marcadores
- Formas eficazes de envolver a comunidade educativa no processo de reutilização destes materiais.
Conceção inicial
Foi lançado aos delegados ambientais o desafio de criar um cartaz na plataforma Canva, refletindo sobre como melhor comunicar este projeto à população escolar e a importância da reciclagem e da iniciativa da Return Box.
Este exercício não só fomentou a criatividade individual, mas também proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizagem prática sobre design, comunicação visual e verbal.
Apresentação e partilha
Após a criação, cada cartaz foi apresentado ao grupo. Este momento foi pautado pela diversidade de pensamento e criatividade dos nossos alunos.
Através de uma partilha construtiva, cada aluno teve a oportunidade de explicar o conceito por trás do seu design, os elementos visuais escolhidos e a mensagem que pretendia transmitir e discutido em grupo que elementos, verbais e não verbais melhor transmitiam essa mensagem.
Seleção de ideias
Das apresentações emergiram muitas ideias criativas e elementos de design valiosos que foram recolhidos para criar o cartaz final. Este processo colaborativo garantiu que o cartaz final fosse verdadeiramente representativo da visão coletiva dos alunos.
Foram tidos em consideração os elementos visuais e verbais de cada cartaz e refletido quais teriam mais impacto junto dos colegas.
Finalização e divulgação
O cartaz final " Queres ajudar o planeta?" foi uma fusão das ideias mais expressivas e eficazes, desenhado para capturar a atenção e falar diretamente ao coração dos alunos, num registo e linguagem com que se identificam.
Foi decidido colocar exemplares deste cartaz em cada bloco da escola, junto às Return Box.
Esta estratégia não só maximizou a visibilidade da iniciativa, mas também reforçou a mensagem de sustentabilidade de forma constante e consistente em todo o ambiente escolar.
Impacto e sensibilização
O impacto destes cartazes foi muito importante pois ao verem a mensagem sobre a reciclagem, comunicada através da arte dos seus colegas, os alunos sentiram-se mais ligados à iniciativa.
Esta abordagem tornou a mensagem mais próxima e eficaz, resultando num aumento significativo do uso das Return Box e numa maior consciência ambiental entre os alunos.
Conclusão
Este projeto exemplifica o poder do trabalho colaborativo na promoção de mudanças positivas.
Através da união de esforços e da partilha de ideias, os Delegados Ambientais da Escola Básica da Pontinha criaram não apenas um cartaz, mas uma campanha significativa que reforçou o compromisso da comunidade escolar com práticas sustentáveis, estabelecendo um modelo inspirador para novos projetos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: