RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio foi apresentado na 1ª reunião de Conselho Eco-Escolas, todos consideram ser pertinente a sua inscrição. Na 2ª reunião, o desafio já estava em construção. Os alunos de uma turma do 6ºano da escola, foram divulgando a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados ou outros materiais de escrita, exceto lápis. Foi escolhida a sua localização na escola em grupo de turma. Por unanimidade, o local preferido foi a Ludoteca, por ser um espaço de acolhimento de muito alunos, que não têm aulas num dado tempo do dia, ou por ser frequentado para realização de trabalhos ou, simplesmente para conversar ou praticarem pequenos jogos. Após a chegada da caixa à escola, alguns alunos montaram-na e colocaram-na na Ludoteca, em cima de um armário que contém alguns materiais de uso diário. Afixaram também os dois cartazes que vinham com a caixa, um deles na Ludoteca, junto à caixa inicialmente e outro à entrada de um dos blocos de aulas, de forma a ficar visível. Estes alunos leram o regulamento do desafio e iniciaram o trabalho de elaboração do cartaz solicitado. Tendo em conta, que alguns são alunos são atentos e preocupados com o meio ambiente e com a sustentabilidade do Planeta, foi fácil fazer o trabalho. Pesquisaram e deram asas à sua imaginação. Usaram as novas tecnologias digitais, criaram uma mensagem apelativa, reforçaram a política dos 3Rs e surgiu o cartaz final. Este cartaz foi posteriormente colocado junto à Return Box, na Ludoteca.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: