RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé (Alfandega da Fé)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
INTERVENIENTES:
Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé
Alunos das diferentes turmas dos 2º e 3º ciclos e Secundário.
Coordenação deste Projeto: docente coordenador do Programa Eco-escolas como docente de Ciências Naturais, em colaboração com Diretores de Turma e professores de Cidadania e Ciências Naturais/Biologia/TIC.
METODOLOGIA / ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS - Pesquisa realizada pelos alunos intervenientes, após pesquisa na internet sobre recolha, reutilização (pelas recargas) e reciclagem de marcadores e afins, em Ciências Naturais/Biologia/Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos escolheram o local onde a “Return Box” iria ficar para a recolha de canetas/marcadores. Decidiram que o mesmo era na reprografia por consideraram ser o mais adequado e atrativo ao projeto, pois é aí que muitos deles e a comunidade educativa em geral procedem à compra de materiais, entre eles, marcadores, e assim poderem colocar/entregar as que já estavam usadas. Em TIC alguns alunos elaboraram no Canva o Cartaz exigido pelo regulamento, o qual foi impresso em A2 a cores e exposto nos Blocos 2 e 3 para divulgação do desafio.
Verificou-se que os alunos envolveram-se bastante neste desafio, em especial os do 2º ciclo. Foi respeitado o regulamento do desafio. Tal como já foi referido, a atividade implicou a pesquisa inicial sobre reutilização sustentável de resíduos em geral e neste caso, marcadores e afins. Concluída a recolha de marcadores usados através da “Return Box” professores e alunos ficaram bastante satisfeitos com o resultado e de seguida foi só enviar a caixa pela transportadora. Mas, o mais importante foi o que aprenderam sobre a importância ambiental da recolha, reutilização e reciclagem de marcadores e resíduos em geral.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: