RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Durante a semana que antecedeu a criação do cartaz que promove a reciclagem de marcadores através da return box, os alunos realizaram uma pesquisa que lhes permitiu compreender a composição e materiais de que são feitos os nossos marcadores na sala de aula. Verificámos então, que a maioria dos materiais que são utilizados dariam para reciclar. Foi apresentada a return box aos alunos. Os mesmos entraram no site do Eco escolas e, em conjunto, fomos verificar quais os requisitos para a criação do instrumento de divulgação: o cartaz. Os alunos propuseram começar a trabalhar de forma individual para posteriormente unir o que de melhor surgia em cada cartaz.
No dia da criação do cartaz foi apresentado e explorado, em conjunto com a unidade do português, o cartaz e as suas características. Deste modo, as crianças exploraram e manipularam vários cartazes antes de iniciar a planificação dos seus cartazes relativos à return box.
Uma vez terminada a apresentação dos conteúdos, os alunos colocaram mãos à obra. Quase todos optaram por criar um esquema de cores primeiro, em seguida os slogans e por último os restantes pormenores, como o texto e posicionamento dos elementos constituintes.
Após todos os alunos terem criado os seus cartazes, reunimos todos os trabalhos e começámos a selecionar o que achavam mais interessante de cada proposta. Esta seleção tinha a regra, criada pelos alunos, de que o cartaz final deveria ter elementos sugeridos por todos os alunos de modo que as suas produções contribuíssem um pouco para o projeto final.
Dado que na escola temos um espaço dedicado às novidades do Eco-escolas, o cartaz encontra-se disposto no mesmo, visível a todas as pessoas que entram na escola. Este cartaz está disponível também junto à return box que se encontra por cima do aquário da nossa escola, facilitando a visibilidade. A escolha relativa ao local de exposição do cartaz foi unânime, dado que os alunos todos concordaram em colocar o cartaz na Zona Eco-escolas.
Para que a escola tomasse conhecimento deste projeto, os alunos dirigiram-se às salas dos restantes anos letivos para informar os colegas sobre a recolha dos materiais, os objetivos desta recolha e o local onde poderiam encontrar a return box.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: