Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho IEJ

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1h17 min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Eco-caminhada “Ser Saudável é o teu estilo?!”

Temas das Estações:
Estação 1: Oliveira (entre os pontos 1 e 2)
Estação 2: Pinhal e sub-bosque (entre os pontos 2 a 4)
Estação 3: Eucaliptal (ao longo do percurso, mas destacam-se os pontos 4 a
6)
Estação 4: Vista Serra d’Aire e Candeeiros e paisagem cársica (entre o ponto
7 a 9)

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos: Beatriz Cerca, Carolina Fernandes, Francisca Bento, Pedro Vazão, Santiago Menino, Simão Cardoso
Professora: Andreia Gaspar

2 - Memória Descritiva

A atividade física está presente na nossa turma, daí o tema do nosso DAC ser “Ser Saudável: é o teu estilo?”, pois concordamos que a atividade física é fundamental para a promoção da saúde. Concordámos que a atividade final a realizar fosse uma caminhada/corrida, uma atividade ao ar livre em conjunto com as nossas famílias (pais/encarregados de educação e irmãos) tendo a oportunidade de estarmos em contacto com a natureza e aprender a respeitar o meio ambiente.
A caminhada/corrida traz vários benefícios, como melhorar a capacidade cardiovascular, aumentar a resistência física, fortalece os músculos e reduz o stress e ainda promove a socialização, o trabalho de equipa e superar desafios.
Assim, a área envolvente à nossa escola permitiu a escolha do nosso tema e pela existência dos ecossistemas abordados em aulas.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: