Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Colégio Novo da Maia (Maia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas Eco-trilho Colégionovodamaia

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Movimento

Temas das Estações:
1.ª: Move-te pelo coração
2.ª: Lago de granito
3:ª: Jardins polinizadores
4:ª: Observatório de aves

Fichas de Estações:

Autores:
Beatriz Sá 8.A
Isabel Ribeiro 8.A
Rodrigo Marinho 8.B
Diogo Vieira 8.B
Guilherme Cordeiro 8.D
Guilherme Metelo 8.D

2 - Memória Descritiva

Os alunos do 8.º ano, no âmbito da disciplina de projeto A+,a partir do tema "More Education for a brighter Future" e com o apoio dos docentes de História, Geografia, Ciências Naturais, EV e ET, desenvolveram o Eco-Trilho.
O Parque de Avioso, por ser perto do Colégio Novo da Maia, potencia o contacto próximo dos alunos com a natureza sendo uma proposta de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Desta forma, os alunos começaram por escolher o local e realizar um estudo do mapa, definindo inicialmente qual seria o Eco-trilho, traçando objetivos e a organizando a calendarização do projeto. Posteriormente visitaram o parque implementando o Eco-trilho previamente definido. No final, apresentaram às turmas o trabalho realizado e partilharam o acesso ao mesmo.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: