Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco Trilhos – “Lagoa do Saloio”
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
6,68 km
Duração aproximada:
3h30min
N.º de postos/estações/paragens:
4
Tema do Trilho:
“Lagoa do Saloio”
Temas das Estações:
Estação 1 – “Agricultura no Valado” – Água, Biodiversidade, Português, Estudo do Meio.
Estação 2 – “Lagoa do Saloio” – Biodiversidade, Português, Estudo do Meio.
Estação 3 – “Margens da Lagoa do Saloio” – Água, Biodiversidade, Português, Estudo do Meio,
Património Cultural.
Estação 4 – “Mata Nacional” – Biodiversidade, Estudo do Meio, Português, Património
Cultural.
Fichas de Estações:
Autores:
Ana Água, Hugo Esgaio, Luís Rosa, Tânia Francisco, Eugénia Lucas
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Com o tema da biodiversidade a abordar no eco trilhos, criou-se um trilho na Freguesia de
Valado dos Frades, onde se pode localizar pontos culturais e cheios de biodiversidade como a
“Lagoa do Saloio” e as Matas Nacionais próximas do Centro Escolar de Valado dos Frades.
As Turmas a quem foram atribuído o Eco-Trilho, devido á maior idade e maior capacidade
física para o percurso, foi as turmas do 3º e 4º ano. Procurou-se estabelecer uma relação de
fauna e flora com a temática anual do eco-trilhos e na nossa zona até funcionou muito bem na
construção do trilho, visto termos pontos próximos com extensa biodiversidade. Selecionou-se
para este ano uma lagoa como ponto máximo de observação denominado como “Lagoa do
Saloio”, onde os alunos vão poder verificar uma diversidade de espécies locais e não só.
Com esta atividade os alunos vão ter oportunidade de uma saída de campo para aprender fora
da sala de aula, e transmitir/receber conhecimentos bem como compreender a aquisição dos
mesmos. A temática abordada faz parte do plano curricular, e serve de apoio para o
desenvolvimento das aprendizagens.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: