Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
ECO- TRILHO ECO-ESCOLAS da Escola Básica do Vale de S. Torcato

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
9 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:
6 paragens e 4 estações

Tema do Trilho:
GEODIVERSIDADE e ESPAÇOS EXTERIORES

Temas das Estações:
Paragens durante o percurso:
Paragem 1- Rocha predominante na Penha
Paragem 2- História geológica do Penedo suspenso
Paragem 3- Observação do penedo do Barco;
Paragem 4- Paisagens geológicas e bolas graníticas;
Paragem 5- Tipo de rocha predominante;
paragem 6- Observação do “penedo que abana”, “pedras bulideiras”.
Estações na Penha:
Estação 1 - Biodiversidade Local, Geodiversidade, água;
Estação 2 – Identificação de corpos celestes;
Estação 3 – Observação de 36 rochas com a ajuda e seus constituintes;
Estação 4 – Construção de animais com a ajuda do tangram.

Fichas de Estações:

Autores:
Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Laboratório da Paisagem e Professor Paulo Pereira.

2 - Memória Descritiva

No dia 29 de setembro de 2023, comemorou-se o «Dia Europeu do Desporto na Escola», uma iniciativa integrada na «Semana Europeia do Desporto», com objetivo de promover a prática desportiva e de atividade física nos estabelecimentos de ensino, facilitar o desenvolvimento das competências sociais e a inclusão dos alunos no contexto da comunidade educativa. Realizou-se o Eco-Trilho Eco-Escolas, promovida pelo Projeto Eco-Escolas, com a colaboração do Clube Ciência Viva; Grupo de Educação Física e Desporto Escolar, Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Associação de Pais, Assistentes Operacionais, Junta de Freguesia de S. Torcato, Junta de Freguesia de Aldão e Laboratório da Paisagem, com o objetivo de incentivar o trabalho de campo e as vivências no espaço exterior indo ao encontro dos temas do ano Eco-Escolas: “Geodiversidade” e “Espaços Exteriores”, com o objetivo de: em que os objetivos foram: investigar, interpretar e conhecer território da freguesia em que se insere a escola e o seu património ambiental, social e cultural; compreender a importância dos espaços verdes no ordenamento do território, na qualidade de vida da população e na mitigação da poluição; desenvolver competências de investigação, trabalho colaborativo, pensamento crítico e criativo, fotografia, ilustração, orientação e reportagem; explorar novas ferramentas de trabalho; incentivar as parcerias com as juntas de freguesia; divulgar o projeto, utilizando as redes sociais e aplicações móveis de forma pedagógica.
Neste projeto participaram todos os alunos do 3.º Ciclo (190 alunos)
Devemos referir que, foi realizado um inquérito de satisfação, no qual todos os alunos responderam que a atividade foi avaliava com Excelente.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: