Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Da diversidade geológica nasce a obra humana

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,07Km

Duração aproximada:
1h30 (percurso) | 3h30 (sumatório do tempo dispensado em todas as paragens).

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A Geologia das coisas. De que forma a diversidade geológica reflete-se na obra humana.

Temas das Estações:
Estação 1- Viaje aos tempos medievais | Igreja de são Martinho de Cedofeita
Estação 2- Uma das melhores vistas para o Douro | Jardins do Palácio de Cristal
Estação 3- A Geologia das coisas | Museu de História Natural da Universidade do Porto
Estação 4 – Da diversidade geológica nasce a obra humana | Banco de Materiais do Município do Porto
Estação 5 - A fonte da saúde e dos amores | Fonte das Águas Férreas

Fichas de Estações:

Autores:
Ana Pinho, Leonardo Lemos, Carlos Gomes, Guilherme Queirós, João Palhares, Marta Oliveira, Ester Barbosa, Carolina Pais, Diogo Rodrigues, Ana Sousa; Mariana Oliveira, Bernardo Silva, Maria Marques, Pedro Leal e Íris Pinto – alunos da turma 1º TRCP – Curso de Cozinha e Pastelaria.

2 - Memória Descritiva

Desde a antiguidade o Homem desenvolveu técnicas de utilização e transformação das rochas e dos minerais em materiais e ferramentas que se revelaram fundamentais no desenvolvimento da própria Humanidade. Para que os alunos compreendessem a “Geologia das coisas”, isto é, as utilizações dadas pelo Homem às rochas e minerais, numa fase inicial foram desafiados a descobrir a proveniência das matérias-primas utilizadas na criação de utensílios e ferramentas usadas na restauração. A discussão deste tema permitiu que os alunos compreendessem a aplicação dos minerais e das rochas em outros domínios, nomeadamente, desde a construção de um smartphone a uma cidade como o Porto.
Numa fase intermédia, os alunos foram desafiados a criar e realizar um trilho na zona centro do Porto, que permitisse ao utilizador do Wikiloc compreender a importância dos rochas e minerais no dia-a-dia do Homem, através da visita a pontos de interesse geológico, histórico, paisagístico, cultural e social da cidade. Durante a realização do trilho, os alunos deram especial atenção aos materiais utilizados na construção de edifícios e dos espaços públicos, inferiram sobre os materiais geológicos que lhes deram origem; identificaram espécies da fauna e flora; registaram aspetos paisagísticos, culturais e sociais relevantes. Efetuaram ainda algumas pesquisas rápidas para compreender diversos aspetos observados.
Finalmente, novamente em contexto de sala de aula, os alunos organizaram e complementaram as informações obtidas com novas pesquisas e criaram fichas de conteúdo para as estações. Para cada estação foram criados desafios ao utilizador do Wikiloc. Elaboram ainda o folheto do trilho, em língua portuguesa e inglesa, com os aspetos mais relevantes do mesmo.
Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito das disciplinas de Português, Inglês e Tecnologia Alimentar. Os alunos revelaram bastante interesse e reconheceram o interesse e relevância dos conhecimentos adquiridos no seu percurso formativo.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: