Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica do Ave (Póvoa de Lanhoso)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trillho_Laços que unem (EB do Ave)

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
9,5 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Laços em torno da Educação Ambiental, do Desenvolvimento Sustentável, da Cidadania,... associados a diferentes causas (ODS) juntam-se e reúnem 25 para comemorar as bodas de prata da EB do Ave.

Temas das Estações:
Laços com o património natural e cultural da região; Laços com a Educação, destacando o Eco-Agrupamento de Póvoa de Lanhoso e 25º aniversário da EB do Ave; Laços que reforçam o Eco-Código da EB do Ave e Laços com os parceiros Eco-Escolas.

Autores:
Equipa Eco-Escolas da EB do Ave em articulação com as dos Jardins de Infância de Garfe e de Simães.

2 - Memória Descritiva

A ideia da Eco-caminhada Solidária / Eco-Trilho - "Laços que unem..." surgiu no último Conselho Eco-Escolas do ano letivo anterior. A iniciativa já quase uma tradição, costumava envolver apenas elementos dos 2º e 3º ciclos, mas a comemoração dos 25 anos da EB do Ave, (a possibilidade d)o Eco-Agrupamento, associados à comemoração do Dia do Ambiente, dos Oceanos, da Criança,...ajudou a preparar Eco-Caminhada Solidária -"Laços que unem..." (a pé ou de autocarro e a pé) com 4 extensões diferentes desde a EB do Ave até ao Centro de Interpretação Carvalho de Calvos (CICC).
Cerca de 500 crianças/alunos desde o Pré-Escolar ao 8º ano, pessoal docente e não docente, pais/enc. de educação, parceiros Eco-Escolas participaram na iniciativa que teve lugar no dia 7 de junho.
“Laços que unem...” abrange diversas temáticas ao nível da Educação Ambiental, do Desenvolvimento Sustentável, da Cidadania... em articulação com as restantes disciplinas dos diferentes níveis de ensino, tendo sempre presente a Eco-Escola Básica do Ave do Eco-Agrupamento de Póvoa de Lanhoso, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e alguns exemplares do património cultural e natural do Município da Póvoa de Lanhoso. Município, incluindo o Centro de Interpretação Carvalho de Calvos (CICC), nossos parceiros Eco-Escolas com quem mantemos fortes laços há vários anos que nos ajudam a abraçar diferentes causas… a partir da EB do Ave que, no presente ano letivo, comemora o seu 25º aniversário.
Na sequência do projeto do Agrupamento “Agrupamento/Escola quase sem telemóveis!”, durante este desafio nenhum elemento pôde utilizar o telemóvel ou outro tipo de equipamento eletrónico sem motivo plausível, o que aumentou os momentos de convívio e brincadeira.entre os participantes de várias gerações.
Mais um ano o ponto de partida e o de chegada se mantêm por considerarem especiais para a comunidade educativa da EB do Ave. Desta vez passamos no "coração" da Vila, entre outros locais de interesse, junto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Dirigimo-nos ao maravilhoso Parque do Pontido e, logo de seguida, percorremos o espetacular Trilho dos Moinhos até ao Centro de Interpretação Carvalho de Calvos (CICC). O percurso é simples e bastante seguro, pois são poucas as vias com trânsito e ,nessas, tivemos o precioso apoio da GNR - Núcleo da Escola Segura. O verde predomina ao longo do percurso, tornando-se mais vivo no Trilho dos Moinhos. Aqui a frescura das cascatas de água ajuda a realçar a biodiversidade e a percorrer alguns quilómetros com uma ou outra pedrita, algumas das quais, resultado das ruínas dos moinhos que lembram como, outrora, eram moídos os cereais. O CICC, um dos parceiros Eco-Escolas, é o local onde se encontra o magnífico Carvalho de Calvos, um belo exemplar desta espécie autóctone, que leva a Póvoa de Lanhoso bem longe... Este local é espetacular para realizar várias atividades lúdico-didáticas, piquenique convívio,... pois está vedado e tem todas as condições necessárias para reunir um grande grupo com o que participou na Eco-Caminhada "Laços que unem...".
No decorrer do percurso há marcas do património natural e cultural, da Educação, do Eco-Código, dos parceiros Eco-Escolas,... que fortalecem laços e tornam este Eco-Trilho especial...
Este DIA foi sem dúvida inesquecível e ajudará a enriquecer o CALENDÁRIO da VIDA de cada um e de todos...Há realmente LAÇOS que unem...!

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: