Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)

1 - Identificação do Trilho

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho Escola Básica de Vila Verde

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
6 000 metros

Duração aproximada:
180 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
16

Tema do Trilho:
O Lobo e o seu Habitat

Temas das Estações:
A - Aldeia de Bezeguimbra
B - Carvalhal
C - Abrigo de Pastor
D - Giestal I
E - Bosque Ripícola
F - Fojo do Lobo I
G - Corte para proteção de gado
H - Moinho
I - Gondomar Igreja
J - Gondomar Espigueiro
K - eucaliptal
L -Giestal II
M - Fojo do Lobo II
N - Afloramento rochoso
O - Abrigo sob penedo
P - Capela de Santa Luzia
NOTA; As 16 Estações estão agrupadas por três Temáticas principais, "Aldeias e paisagem"; "Património agro-pastoril" e " Florestas e matagais", destinadas a interpretar vários aspetos da paisagem e património, e sua relação com o lobo-ibérico.

Fichas de Estações:

Autores:
Os Alunos do 7º G da Escola Básica de Vila Verde com a colaboração da Equipa Portuguesa do Projeto LIFE WILD WOLF

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este Eco Trilho, denominado “Trilho Eco-Lobo”, é fruto da parceria entre o projeto Eco-Escolas (da Escola Básica de Vila Verde, EBVV), o Município de Vila Verde e o Projeto Internacional LIFE WILD WOLF1, surgindo da vontade conjunta em contribuir para a conservação do lobo-ibérico, predador ameaçado a nível nacional que ainda se encontra presente nas zonas serranas do norte do concelho de Vila Verde. O concurso a este projeto foi considerado uma excelente oportunidade de contribuir para esta causa, através da definição de um trilho pedestre que dê a conhecer o lobo-ibérico e o rico património cultural e ambiental a ele associado, assim como as práticas adequadas para promover uma coexistência sustentável deste predador com o Homem. A definição da área de atuação, localização do percurso e interpretação das estações, foram realizados pela iniciativa e envolvimento direto dos alunos do 7ºG da EBVV (um total de vinte e dois alunos, doze do sexo masculino e dez alunos do sexo feminino, e com idades entre 12 e 15 anos), com estreito acompanhamento dos professores de Ciências Naturais, Físico-Química, Educação Visual, da Escola Básica de Vila Verde (EBVV), em colaboração com um técnico de ambiente do Município de Vila Verde e de investigadores representantes do projeto LIFE WILD WOLF, pertencentes ao BIOPOLIS/CIBIO-InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.
O Tema deste Trilho e a sua localização foi fruto da aplicação de uma metodologia de "Design Thinking" e "Brainstorming" com os alunos. No dia 25/01/2024, realizamos na EBVV a primeira sessão desta atividade Eco Trilhos, com o título "Trilho Eco-Lobo", pois os alunos do 7⁰G assim decidiram, já que escolheram realizar um trilho georreferenciado nas terras altas do concelho, entre Bezeguimbra e Gondomar, duas aldeias de montanha que se enquadram no território de uma das alcateias existentes no Minho, denominada de alcateia de Vila Verde. Posteriormente, os membros da equipa da EBVV juntamente com o Município de Vila Verde e, mais tarde o Projeto LIFE WILD WOLF, desenvolveram em articulação com os alunos, o traçado final do percurso e a localização das estações de interpretação. Por fim, foi realizada no dia 24/04/2024, uma saída de campo com os alunos da Turma do 7ºG da EBVV, para percorrer um troço do trilho “Eco-Lobo” e metade das estações de interpretação, acompanhados por dois investigadores do BIOPOLIS/CIBIO-InBIO, em representação do projeto LIFE WILD WOLF, a Dr. Marta Oliveira e o Dr. Francisco Álvares, este último responsável em Portugal pelo Projeto LIFE WILD WOLF, e considerado um especialista, com renome internacional, em Lobo e outros mamíferos carnívoros. Para além destes investigadores, os alunos do 7⁰G foram também acompanhados na saída de campo pelo Eng. Adelino Silva, técnico de ambiente do Município de Vila Verde, pelo Professor Luís Vaz (Coordenador do Projeto Eco Escolas da EBVV) e por três professores da turma, a Professora Beatriz Santos da disciplina de Ciências Naturais, o professor Luís Simões da disciplina de Educação Visual e pelo Professor Manuel Esteves da disciplina de Físico-química, que desenvolveram exercícios práticos com os alunos. Antes da saída para o campo, foi realizada uma sessão teórica explicativa pelo Dr. Francisco Álvares, sobre o lobo-ibérico e o contexto com o LIFE WILD WOLF, destinada principalmente aos alunos do 7º G mas aberta a outras turmas da EBVV, assegurando assim uma ampla divulgação do projeto a toda a comunidade escolar. Os alunos envolvidos neste projeto revelaram sempre grandes níveis de motivação e ao longo de todo o percurso realizado foram ativamente participativos, tendo sido organizados em grupos de 4 a 6 alunos, que registaram todas as observações propostas pelos investigadores e professores, nas Estações e entre as Estações. O fruto do seu trabalho e empenho está refletido nas Fichas que elaboraram sob a orientação da sua professora de Ciências Naturais e que caracterizam as oito Estações visitadas pelos alunos da turma do 7º G.
Este “Trilho Eco-Lobo” percorre caminhos transitados por pessoas e lobos, numa área situada entre duas características aldeias de montanha do concelho de Vila Verde (Gondomar e Bezeguimbra), abrangendo duas das principais bacias hidrográficas do noroeste de Portugal (os rios Lima e Cávado) e em pleno território de uma das alcateias existente no noroeste de Portugal (a alcateia de Vila Verde). Tem como principal objetivo dar a conhecer o património natural (fauna, flora, geologia e hidrografia), o património cultural (edificado, religioso e etnográfico), e o modo de vida do lobo-ibérico, numa paisagem rural moldada pela intervenção humana. A zona abrangida pelo trilho é percorrida pelo lobo, podendo a sorte permitir uma observação fugaz deste predador ou sendo frequente a deteção de excrementos nos cruzamentos de caminhos, usados como pontos de marcação territorial para comunicação entre os membros da alcateia. O trilho apresenta 16 estações (os alunos só visitaram metade das Estações), agrupadas em 3 temáticas principais (“Aldeias e paisagem”; “Património agro-pastoril”; “Florestas e matagais”), destinadas a interpretar vários aspetos da paisagem e património, e sua relação com o lobo-ibérico.
A Equipa do Projeto Eco Trilho Eco-Lobo.
1 LIFE 3.0 - LIFE21-NAT-IT-LIFE-WILD-WOLF/101074417 (europa.eu)

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: