Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Centro Escolar do Marco (Soure)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco_Escolas_II Eco-Trilho_Centro-Escolar de Samuel - EB de Marco

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
6 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A água e a geodiversidade que nos rodeia

Temas das Estações:
1º ponto - Água - "Terras do arroz"
2º ponto - Infraestrutura - "Forno da cal"
3º ponto - Ponto geológico - "Pedreira - extração de calcário"
4º ponto - Água - Termas

Fichas de Estações:

Autores:
Escola EB Marco
Associação "Diabinhos de Samuel"

2 - Memória Descritiva

Eco Trilho
Escola: EB Marco
Ano Letivo:2023/2024
Professores Responsáveis: Lucinda Santos - Coordenadora do Eco Escolas e titular turma C
Berta Ribeiro . 2ª coordenadora e titular turma B
Licínia Janeiro - Titular turma A
Turma(s): A, B e C
Número de Alunos Participantes: 50
O projeto Eco Trilho é uma iniciativa do programa Eco Escolas, destinado a promover a educação ambiental através da realização de trilhos ecológicos. Este projeto visa sensibilizar os alunos para a importância da preservação dos ecossistemas locais e fomentar um maior contacto com a natureza.
A participação no projeto Eco Trilho foi motivada pelo desejo de:
Envolver as famílias e restante comunidade educativa;
Proporcionar aos alunos uma experiência educativa fora da sala de aula;
Desenvolver a consciência ambiental e a responsabilidade ecológica entre os alunos;
Integrar o conhecimento teórico das disciplinas com a prática e observação direta na natureza;
Promover a atividade física e o bem-estar dos alunos.
Ano de Escolaridade: 1º, 2º, 3º e 4º ano
Disciplinas Envolvidas:
Estudo do meio: Estudo dos ecossistemas, flora e fauna local; análise do Investigação sobre a história e cultura da área percorrida.
Educação Física: Promoção da atividade física e saúde.
Educação Visual: Observação e desenho de elementos naturais.
Os alunos participaram ativamente em todas as fases do projeto: Discussão sobre o percurso e preparação logística; fizeram a Pesquisa/levantamento de informações sobre a área escolhida e finalmente a execução com a realização do trilho e atividades de observação.
Local Escolhido: Samuel
A escolha do local foi justificada por vários fatores:
Biodiversidade: Presença de uma rica variedade de flora e fauna que possibilita a observação
Proximidade: Local acessível, permitindo uma logística simples e segura para o transporte dos alunos.
Relevância Ambiental: Área de interesse ecológico, com elementos naturais significativos para o estudo dos ecossistemas.
Cultural e Histórica: Presença de elementos históricos e culturais que enriqueceram a aprendizagem interdisciplinar.
.O percurso escolhido revelou-se pertinente e de grande interesse pelos seguintes motivos:
Aprendizagem Ativa: O contato direto com a natureza e a observação em campo proporcionaram uma aprendizagem prática e dinâmica.
A experiência no trilho aumentou a sensibilidade dos alunos para questões ambientais e a importância da preservação dos ecossistemas locais.
Os alunos desenvolveram habilidades de pesquisa, observação, e reflexão crítica.
A atividade integrou de forma eficaz diferentes disciplinas, promovendo uma abordagem educativa interdisciplinar.
Conclusão: A realização do Eco Trilho foi uma experiência enriquecedora, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento pessoal dos alunos. A atividade fomentou a consciência ambiental, a integração curricular e proporcionou uma oportunidade única de aprendizagem em contato direto com a natureza.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: