Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola-Secundária-Dr.-António-Carvalho-Figueiredo

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A biodiversidade e a geodiversidade da Várzea

Temas das Estações:
Estação nº 1 - Rio de Loures - Geomorfologia do Rio
Estação nº2 - Colmeias da Várzea - A biodiversidade
Estação nº3 - Ribeira da Póvoa - Geomorfologia do Rio
Estação nº4 - Parque da Cidade de Loures - Espaço de Lazer

Fichas de Estações:

Autores:
Turma do 10ºCT2 da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo.

2 - Memória Descritiva

Os alunos do 10.º ano da turma CT2 aquando de convidados a pensar num projeto no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento cedo mostraram vontade de intervir na comunidade escolar e na comunidade envolvente. Foram igualmente convidados a pensar nas diversas ofertas da escola e daí a ideia de eles próprios organizarem esta atividade em parceria com o Clube de Ciência Viva, o Eco-escolas e o programa de Educação para a Saúde em articulação com as disciplinas de Biologia e Geologia (10.º ano), Ciências Naturais (8.º ano), Inglês (8.º ano) e Educação Física (8.º ano). Este eco-trilho desempenha um papel fundamental na educação ambiental, especialmente porque foi integrado no currículos escolares.
O Ecotrilho teve como um dos objetivos a observação e a aprendizagem sobre Várzea de Loures e incutir o gosto pela prática de exercício físico, através de simples caminhadas pela Natureza.
O Ecotrilhos foi realizado dia 24 de abril, teve início na escola às 8:30 e terminou também na escola às 13:30, com destino ao Parque da Cidade, que foi o ponto de encontro entre as turmas.
Os alunos acompanharam as turmas ao longo de todo o trajeto, durante o qual iam alertando para a geomorfologia do local e para a importância de se parar e esperar para se conseguirem vislumbrar as espécies.
A atividade foi inteiramente pensada para as turmas de 8.º ano da escola por se considerar que as temáticas abordadas nas diferentes estações correspondiam a uma forma de estudo in loco das temáticas “Terra, um planeta com vida” e “Sustentabilidade da Terra” que representam os temas organizadores da disciplina de Ciências Naturais e de discussão em Inglês.
Os alunos por hábito têm uma rotina mais citadina e pretendeu-se assim que conhecessem uma zona cujo ecossistema é mais rico do que inicialmente considerariam, tendo sido evidente o desconhecimento da presença de algumas espécies encontradas ao longo do trilho. Foi ainda importante os alunos contactarem com a atividade económica muito presente no local (agricultura) discutindo sobre as vantagens e desvantagens e destacando a importância dos agentes polinizadores.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: