Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ESPF 2024 -10ºE

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
40min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Alimentação Saudável e Sustentável

Temas das Estações:
1ª - Sustentabilidade; 2ª Geodiversidade; 3ª Biodiversidade; 4ª Espaços exteriores; 5ª Desperdício alimentar- sustentabilidade.

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos (21) da turma 10ºE

2 - Memória Descritiva

Movidos pelo interesse e preocupação pela preservação e divulgação sobre a importância a dar ao meio envolvente, foi proposta e realizada uma atividade pelo 10º ano de escolaridade, juntamente com as disciplinas do curso de Ciências e Tecnologias: Biologia, Físico-Química, Filosofia, Espanhol, Português, Matemática e Educação Física.
Decidimos desenvolver um trilho, subdividido em 5 estações, com o intuito de dar a conhecer aos alunos da nossa escola mais acerca da sua sustentabilidade, tal como as frutas da época nela existentes, ambientes de conservação e aumento da biodiversidade criados, ou até mesmo o desperdício de comida na cantina escolar. Sendo assim, os locais escolhidos associam-se às atividades que propusemos, relativamente às estações (exemplos: passagens pelos bebedouros, locais criados na escola para aumento da biodiversidade, produtos de época vendidos nas feiras locais, etc.). Todos os alunos da turma organizaram-se e mobilizaram-se para a execução deste Ecotrilho, ajudando na formação do trilho, estações e divulgações entre mais turmas da escola.
O percurso instiga um certo interesse e pertinência, uma vez que destaca locais fundamentais para a sustentabilidade tanto dentro da escola como fora. No interior escolar, é dado a conhecer locais de preservação (horta), de maior biodiversidade (charco), e de conhecimento acerca dos produtos de época na escola (bar). No seu exterior, deslocamo-nos até ao parque da cidade e mostramos a visão de alguns produtores locais quanto à importância de um desenvolvimento sustentável.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: