Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria (Peniche)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Entre Rochas, Muralhas e Histórias [Eco-Escolas_Eco-Trilho_ ESTM.IPLeiria]

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Geodiversidade e Cultura Local

Temas das Estações:
Estação 1: Naufrágio (Água; Cultura)
Estação 2: Erupção de Informação (Geodiversidade)
Estação 3: Muralhas (Geodiversidade; História)
Estação 4: Histórias da Fortaleza (História; Cultura Local; Poluição)
Estação 5: Bairro do Visconde (Cultura Local; Poluição)
Estação 6: Diversidade (Cultura; Geodiversidade)
Estação 7: Terra à Vista (Geodiversidade)
Estação 8: Peixinhos (Geodiversidade)

Fichas de Estações:

Autores:
Marta Caetano (Docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche); Estudantes do 3º ano da Licenciatura em Animação Turística (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche).

2 - Memória Descritiva

Participar neste projeto colocou a turma do 3º ano da licenciatura em Animação Turística em contacto com a comunidade local para ouvir histórias, escutar e gravar experiências dos mais velhos durante o Estado Novo e interagir com os habitantes do Bairro do Visconde, um dos bairros mais emblemáticos da cidade no cimo duma falésia. Tentou-se criar um percurso alternativo aos que já existem na região e que apontasse para a Geodiversidade existente em toda a península de Peniche, mas que salientasse também algumas práticas culturais e valorizasse tradições.
Cada grupo de estudantes preparou uma estação procurando desenvolver uma atividade e fornecendo informação sobre o ponto assinalado. Testou-se o Trilho, acertando itinerários, aperfeiçoando as atividades e assinalando aspetos a melhorar.
Este projeto foi desenvolvido na Unidade Curricular de Animação Cultural e os estudantes utilizaram conhecimentos adquiridos noutras Unidades Curriculares, nomeadamente Património Etnográfico e Cartografia.
Dando continuidade a este projeto, este Trilho (com informação e descrição das atividades) começou a ser traduzido pelos estudantes, para a língua inglesa, para disponibilizar a visitantes estrangeiros, estudantes Erasmus+, turistas em geral. Será concretizado em junho no âmbito do Congresso: REVEAL16 (Learning happens everywhere, especially in mobility) - https://reveal-eu.org/.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: