Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Ecoescolas24RioEste

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2,67 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Bio e Geodiversidade do Rio Este

Temas das Estações:
1ª Paragem: Conhecer a história cultural
2ª Paragem: Identificar a geodiversidade do local
3ª Paragem: Observar a biodiversidade do local.
4ª Paragem: Reconhecer a importância da água na manutenção da vida

Fichas de Estações:

Autores:
Suzete Jorge e Edite Ferreira

2 - Memória Descritiva

Deu-se início ao trabalho em Fevereiro do presente ano letivo divulgando os objetivos pretendidos, o respetivo regulamento e prémios do desafio Eco Trilhos a três turmas da Escola Básica EB 2.3 Dr. Carlos Pinto Ferreira.
Verificando o entusiasmo dos alunos e a disponibilidade para a consecução começaram por fazer um trabalho de pesquisa sobre o Rio Este, nomeadamente a geologia, flora e fauna da região bem como o património local da vila da Junqueira.
Seguidamente, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento pesquisaram o percurso com o auxílio do Googlemaps e iniciaram o esboço do percurso e das propostas de etapas a efetuar. De seguida, passaram à ilustração do esboço das paragens. Durante a execução houve o apelo à importância de cada local de acordo com as características das temáticas propostas.
No dia 8 de maio e com o auxílio do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde realizamos o trilho. Saímos da Escola por volta das 14h.
Etapa 1, observação do património local. A saber: “Casa de Brasileiro de Torna Viagem” de estilo colonial, seguidamente vimos a casa onde nasceu e residiu o Patrono da Escola, D. Carlos Pinto Ferreira, e depois visitamos a capela da Nossa Senhora da Graça, do princípio do sec.XIX, estilo popular com certos elementos clássicos.
Continuamos o nosso trilho e fomos observando a geologia da região (Etapa 2), através das construções em granito, as amostras de rochas observadas durante o percurso reconhecendo as sua importância e identificando a geodiversidade do local.
Na etapa 3 os alunos observaram a biodiversidade do local e reconheceram a existência de uma grande variedade de plantas na zona de prado, aprendendo a identificar alguns tipos de árvores autóctones. As árvores e a criação de espaços verdes ajudam a minimizar a poluição, contribui para a harmonia e unidade da paisagem, além de melhorar a beleza paisagística, bem como o convívio social e cultural.
Na etapa 4, Rio Este, observou-se o aspeto físico da água, nomeadamente a cor, o aspecto, e de seguida recolheu-se uma amostra. Procedeu-se à análise físico e química, nomeadamente o PH, a quantidade de oxigénio dissolvido, condutividade, bem como a concentração de nitrito e nitratos.
Estes trabalhos foram apelativos para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidade e atitudes não só no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade como também no âmbito artístico da execução dos esquemas e desenhos. Promoveu a reflexão sobre os impactes produzidos pela compra, utilização e desperdícios dos produtos e ainda, desenvolver a criatividade.
Os alunos corresponderam a este projeto de forma briosa e criativa, demonstrando em cada etapa a preocupação maior de zelar pela preocupação da preservação do meio ambiente e pela sustentabilidade do nosso Planeta – a Terra.
Neste trabalho pretende-se apelar para a importância que a reflorestação desempenha no equilíbrio do ecossistema, pois a floresta é uma entidade que colabora na filtragem e limpeza do ar atmosférico, no abrigo de espécies animais e na regulação da temperatura.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: