Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Pátio da Inês

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Geodiversidade

Temas das Estações:
Estação 1 - Poesia (Água)
Estação 2 - Geodiversidade
Estação 3 - Água
Estação 4 - Geodiversidade
Estação 5 - Jogo tradicional
Estação 6 - Lanche e apanha do lixo

Fichas de Estações:

Autores:
Ricardo Garcia
Tânia Alexandre
Joana Figueiredo

2 - Memória Descritiva

Esta atividade foi desenvolvida no dia 21 de março de 2024, Dia Mundial da Árvore, com a participação de vários membros da comunidade educativa, nomeadamente, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pais e familiares, professores e auxiliares de educação. Com esta atividade procurou-se comemorar várias datas festivas dessa semana (Equinócio da Primavera, Dia Mundial da Árvore, Dia Mundial da Água, Dia Mundial da Poesia e Dia Internacional da Floresta) e apelar à sensibilidade da comunidade educativa para a preservação da natureza e, consequentemente, salvar o Planeta! Com vista a promover a participação das famílias foi criado um flyer à caminhada, o qual foi partilhado na plataforma ChildDiary.
Neste projeto, o professor de Educação física ficou responsável por criar o percurso e as respetivas estações com os alunos do 1.º CEB. Com os alunos do 4.º ano, utilizando o Google Maps, foi escolhido e delineado o trilho a realizar. Foi ainda criada a estação 2 – “Arte com a natureza”, na qual os alunos responsáveis por esta estação pretendiam desafiar os colegas a criar um desenho a partir de um material recolhido na natureza, procurando desenvolver ao máximo a criatividade dos alunos.
As estações 1 e 3 foram da responsabilidade dos alunos do 3.º ano. A primeira estação teve em conta um desafio lançado aos colegas e familiares, uns dias antes de percorrer o trilho, que consistia na partilha de poemas sobre a natureza, relativas às datas comemorativas dessa semana. Assim, foi criada uma estação que permitisse um momento de partilha de leituras de poemas, entre os diversos participantes, procurando partilhar sentimentos, interesses e refletir sobre cada leitura. Os poemas apresentados pelos alunos desta estação foram relativos à importância da água, procurando levar o público a refletir sobre este bem essencial. Para a estação 3 – A importância da água, os alunos do 3.º ano criaram um cartaz, com o auxílio da professora do Eco-escolas, com um gráfico circular sobre a percentagem de água salgada e água doce existente no nosso planeta e pretendiam a partir do mesmo desenvolver um debate com os colegas sobre a importância da água. Este debate tinha como objetivo alertar para a falta de água potável em algumas zonas do nosso planeta e incentivar todos a terem atitudes positivas, lutando contra o desperdício da água. Os alunos prepararam as ideias chaves para o debate a realizar, tendo sido a professora do Eco-Escolas a orientar a estação, para que os alunos pudessem estar envolvidos noutras atividades.
No que diz respeito aos alunos do 2.º ano, estes ficaram encarregues da estação 4 – Construir com a natureza, na qual irão lançar o desafio aos restantes colegas de construir algo, apenas com objetos encontrados na natureza, dando tempo e espaço para que usem a sua imaginação e criatividade nas suas construções.
O 1.º ano ficou encarregue de criar também uma estação, surgindo a estação 5 – Jogo tradicional na natureza, na qual os alunos propuseram que se realizasse o jogo “1,2,3 macaquinho do chinês” no meio do pinhal, sendo umas das suas brincadeiras preferidas.
Por último fizemos uma paragem para os alunos puderam desfrutar da natureza, descansando as suas pernas a lanchar e seguindo para a apanha do lixo, com vista a proteger a nossa floresta!
O percurso do trilho foi planeado num pinhal perto da nossa escola para facilitar a deslocação e agilizar com os recursos humanos disponíveis.
Com o planeamento, execução e avaliação do trilho foi possível constatar que uma saída de campo pode proporcionar momento ricos de aprendizagens, tornando-se numa forma participativa e ativa das aprendizagens e do ensino. Foi possível envolver muitas áreas do currículo, como o Português, o Estudo do Meio, a Matemática, a Educação para a Cidadania, Educação Física, Educação Artística e Educação para a Sustentabilidade, promovendo um momento interdisciplinar ou até mesmo transdisciplinar.
O facto de terem sido os alunos a criarem as estações, promoveu-lhe um sentido de responsabilidade, que muitas vezes é algo que fica por desenvolver. Todos os alunos se envolveram ativamente e participativamente, quer seja no delinear no trilho, na construção das estações ou ainda na participação das atividades em cada estação.
Para além de todas as vantagens da dinamização desta atividade foi ainda mais gratificante para as crianças terem a presença dos seus familiares, tornando-se um momento de interação entre o meio escolar e o meio familiar, aproximando assim, estas duas realidades.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: